“Novas” estações são restaurantes e casa

Duas das principais estações ferroviárias do país estão a ganhar nova vida, o Time Out Market de São Bento recebe um coro de elogios depois de juntar uma dúzia de estabelecimentos de restauração. Já em Lisboa, depois da criação de um hotel de cinco estrelas, Santa Apolónia, irá servir também como residência universitária.

O rés do chão de Santa Apolónia, ocupado por várias lojas, vai servir de estaleiro de obras da futura residência universitária, que vai ter 305 camas nos pisos 1 e 2.

O projecto conta com um investimento de 7 milhões de euros com o objetivo de de reabilitar e adaptar a ala central do edifício de passageiros, que foi inaugurado em 1865. Os comerciantes criticam a Infraestruturas de Portugal (IP) por não ter apresentado locais alternativos e por os ter avisado de uma forma “fria e desumana”, alguns estão na estação à décadas.
“O prazo que me deram foi até ao final de Julho, mas as obras foram adiadas e deixaram-me continuar até Setembro. Penso que até ao final do ano vamos ter de sair todos.”
A IP garante ainda que os lojistas foram “antecipadamente informados das razões do encerramento do espaço e contratualmente notificados nesse sentido, tendo-lhes sido igualmente transmitido que a IP (Infrastructuras de Portugal) está a tentar encontrar soluções que permitam prolongar o mais possível o encerramento das lojas”. Acrescenta que “o edifício da estação de Santa Apolónia não comporta alternativas de espaço que lhes possam ser atribuídas”.

O avanço da empreitada está dependente da Câmara de Lisboa, que diz que o processo de licenciamento está “em apreciação”, lamenta a comerciante de 60 anos.