Nove anos após o seu anúncio à comunidade local, estádio multiusos do Ironbound tem oficialmente nome Eddie Moraes

Por: Angélica Pinto

O seu nome foi anunciado em 2014, muito antes do início das obras de construção. No entanto, nunca chegou a receber-lo oficialmente.

Nove anos após o anúncio, o dia 25 de Outubro de 2023 fica marcado como o dia em que o estádio do Ironbound passa a ser o estádio Eddie Moraes.

O português Eddie Moraes ficou conhecido na comunidade pela sua grande paixão pelo futebol. Foi um dos fundadores da Luso Internacional Sports Association, juntamente com Carlos Pais e Serapião Reis, nos anos setenta.

Para uma equipa de futebol comunitário, esta atingiu resultados nunca antes vistos para a época. Tinha mais de quarenta equipas em dois escalões, numa época em que não existiam campos para a prática do futebol na cidade de Newark, mas que já eram desejados pela população local.

Moraes foi ainda colaborador de outras associações portuguesas, como o Sport Club Português, o Marítimo Portuense e o Newark Benfica.

A escolha do seu nome foi consensual na época devido aos seus feitos que impactaram positivamente a comunidade.

O anúncio da construção do estádio do Ironbound, como era conhecido até então, veio em 2012, com início apontado para finais de 2013 ou inícios de 2014.

Durante inúmeras décadas o terreno esteve fechado e impróprio para utilização graças à contaminação de resíduos da empresa Celanese. Depois de inúmeras tentativas, finalmente foi alcançado um acordo para a remoção de todo o solo contaminado.

No entanto, a concretização e conclusão das obras deste estádio sempre pareceram um sonho longínquo para a população do Ironbound, depois das várias cerimónias que foram realizadas nos últimos cinquenta anos, desde o encerramento do antigo estádio. A primeira luz ao fundo do túnel chega em Maio de 2014, quando foram iniciadas as obras após contaminação.

Em 2019 foi finalmente inaugurado pelo vereador da altura, o português Augusto Amador, que durante 24 anos representou o Bairro Leste.

Na passada quarta-feira, dia 25 de Outubro foi oficialmente nomeado como Eddie Moraes Stadium, com a colocação do seu nome sobre dos painel de resultados. Esta ação simbólica foi ideia do actual vereador de East Ward, Michael Silva, que confessou ainda não estar perto de terminar o que precisa ser feito neste estádio. Depois do mural construído e do painel de resultados, dar mais destaque ao nome do antigo português numa futura placa à entrada do estádio é um dos seus próximos planos, assim como a colocação de um mastro para içar bandeiras, a construção de balneários e casas de banho que são extremamente necessárias.

Podemos dizer então oficialmente que cinquenta anos após o encerramento do antigo estádio do Ironbound e nove anos após a promessa, este tem oficialmente o seu nome.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A iniciativa de colocar a placa simbólica com o nome de Eddie Moraes foi do actual vereador de East Ward, Michael Silva