NOVO BOMBEIRO LUSO-AMERICANO AO SERVIÇO DA CIDADE DE ELIZABETH, NJ

Por HENRIQUE MANO | News Editor

Da última turma de bombeiros formados pela Union County Fire Academy, há poucas semanas, saíram três “soldados da paz” de origem portuguesa. Vamos começar por entrevistar Joey Rodrigues, que é agora um dos cerca de 250 bombeiros ao serviço da cidade de Elizabeth, no estado de New Jersey.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O novo bombeiro luso-americano Joey Rodrigues junto à viatura de combate a incêndios e outras ocorrências com que trabalha

Natural de Livingston, NJ, onde nasceu há 29 anos, Joey Rodrigues é filho dos emigrantes José e Paloma Rodrigues, naturais respectivamente de Arcos de Valdevez e Vila Nova de Cerveira. “Vivi sempre em Elizabeth, onde, aliás, fiz o liceu”, conta, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Desde pequeno que a carreira de bombeiro me entusiasmava, pelo que fiz o exame de admissão à protecção civil e acabei por ser chamado.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada do cuartel da Trumbull Street, em Elizabeth, NJ

Após seis meses de treino na Union County Fire Academy, em Linden, NJ, Joey Rodrigues acaba colocado no quartel da Trumbull Street (onde está concentrada uma unidade de resposta emergencial). “Permanecerei aqui três meses, depois irei para outro quartel e, finalmente, ser-me-á indicado aquele em que deverei ficar a tempo inteiro”, explica Rodrigues. “Gostava que fosse este, porque estou a gostar muito de trabalhara aqui.”

O luso-descendente faz parte da equipa Engine 3, um grupo de profissionais que dá resposta a “todo o tipo de ocorrências médicas, trabalhando em conjunto com técnicos de primeiros socorros”, explica.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Joey Rodrigues diz ser gratificante poder ser bombeiro na cidade onde nasceu – e poder representar a comunidade portuguesa

Joey Rodrigues diz ter sentido o apoio da família pela escolha de carreira que fez (“sobretudo no dia da minha graduação isso era mesmo palpável, apesar de saber que a minha mãe olha para esta opção com um certo receio…”).

Os primórdios da Protecção Civil na cidade de Elizabeth recuam ao ano de 1837, aquando da criação da Protection Steam Fire Engine Company No. 1. O Elizabeth Fire Department, contudo, como carreira profissional e remunerada, só surgiu em 1902.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Mais um luso-americano a abraçar carreira na protecção civil

Rodrigues aprendeu português em casa, com os pais, conhecimento que hoje lhe é precioso a nível profissional. “Estou muito satisfeito em ser bombeiro, sobretudo aqui em Elizabeth, onde conheço bem a comunidade que agora também sirvo e ajudo a proteger. Poder estar na posição de ser útil e ainda por cima representar a nossa gente portuguesa como bombeiro, é realmente algo muito gratificante.”