NOVO CENTRO COMUNITÁRIO NO IRONBOUND DEVE ESTAR CONCLUÍDO AINDA ESTE ANO
Por HENRIQUE MANO | News Editor | Newark, NJ
O Independence Park, uma espécie de pulmão do Ironbound, com apenas 0,6 milhas de extensão e que se faz em 1.500 passos, vai beneficiar de parte de um subsídio de 7,5 milhões de dólares atribuído por Trenton para que o condado de Essex recupere algumas das suas áreas verdes.
O projecto inclui a construção de um novo centro comunitário e de um campo multi-usos para a prática de futebol e softball, adiantou a deputada estadual Eliana Pintor-Marín (D-NJ) ao jornal LUSO-AMERICANO, após uma sessão de esclarecimento à comunidade decorrida no anfiteatro do Liceu East Side, com a presença também da senadora estadual Teresa Ruiz e do vereador Michael Silva, do Bairro Leste.
“Para além da estrutura central a ser construída, com en trata para a Adams Street, que terá uma área de lazer interior onde se poderão fazer festas sociais, o projecto inclui ainda uma zona de recreio para os mais pequenos e acesso total ao parque”, pormenoriza a legisladora, que teve um papel fundamental (como presidente do comité orçamental da Assembleia Legislativa de New Jersey) na criação do projecto e na captação dos respectivos fundos.
O projecto será faseado, com as obras a começarem em breve e a poderem durar até 8 meses; após a construção do novo centro, far-se-á a demolição da estrutura ali existente agora. A fase seguinte passará pela restauração da área verde e dos caminhos para se passear pelo parque, construindo-se depois o campo para a prática do desporto.
“Vamos tentar preservar ao máximo o que faz parte da área verde, muito embora não seja fácil, num parque urbano com muita densidade populacional, deixar tudo como está”, nota Eliana Pintor-Marín, que vive a poucos quarteirões do parque. “Há árvores já muito velhas a necessitar de atenção e que até se podem tornar perigosas. Importa lembrar que o Independence é um dos parques mais frequentados em todo o Essex e isso também provoca um desgaste que obriga a uma quase constante intervenção.”
Para a deputada estadual, “esta vai ser uma oportunidade única para preservar o que existe de bom no parque, reabilitá-lo e oferecer muito mais aos seus utilizadores e à comunidade no seu todo.”
O vereador Michael Silva, por seu lado, garante não existirem preocupações de segurança relacionados com o Independence, cuja jurisdição cai sobre o condado de Essex. “Considero que o Essex County Sherif’s Office faz um bom trabalho nesse sentido, com a Polícia de Newark a intervir sempre que necessário”, diz. “Eu próprio passo pelo parque várias vezes à noite, reparos que está bem iluminado e muito frequentado pelos moradores, sem nenhum tipo de receio.”
Caso as obras de renovação do parque assim exijam, o vereador diz-se disposto a negociar com o xerife Armando Fontoura o aumento da presença policial no local. “Mas este é, ao final de contas, uma área verde segura, onde se pode estar, e o projecto que vai entrar em curso é positivo para todo o bairro.”
O vereador diz não ter razões para duvidar de que as obras estarão terminadas dentro do prazo estipulado pelo condado e de que “iremos fazer ainda este ano a sua inauguração.”
INDEPENDENCE PARK
■ Localizado entre as ruas Walnut, Adams, Oliver e Van Buren Streets, tem 12.69 acres de terreno.
■ Começou em 1895 como East Side Park, um Marco histórico num bairro então fundamentalmente industrial.
■ Foi projectado pela conceituada firma Olmsted Brothers, mudando para o actual nome por volta de 1922.
■ O parque encerra todos os dias às 11:30 da noite.