Novo telemóvel da Huawei gera debate 

O mais recente telemóvel lançado pelo grupo de telecomunicações chinês Huawei suscitou debate sobre a eficácia dos controlos de exportação impostos pelos EUA, ao expor a capacidade da China de produzir ou adquirir semicondutores avançados. 

Em causa está o modelo Mate 60 Pro da Huawei, cuja velocidade atinge 350 ‘megabits’ por segundo, o mesmo nível dos iPhones da estadunidense Apple. A capacidade de processamento deve-se à utilização do ‘chip’ Kirin 9000, alegadamente fornecido pela estatal chinesa Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC), cujas ações na Bolsa de Valores de Hong Kong dispararam 20%, desde o lançamento do dispositivo, na semana passada. 

O dispositivo da Huawei deve assim desencadear nova ronda de investigações por parte de Washington- DC e intensificar a guerra tecnológica em curso entre EUA e China. As fabricantes de semicondutores dos EUA, incluindo Qualcomm e Nvidia, têm advertido para o efeito adverso das restrições comerciais de Washington-DC, que obrigam a China a desenvolver autossuficiência tecnológica.