NYPALC presta homenagem ao jornalista Henrique Mano, do LUSO-AMERICANO

O jornalista Henrique Mano, editor-chefe do LUSO-AMERICANO de Newark, NJ, o jornal português há mais tempo em publicação contínua nos Estados Unidos da América, foi alvo dia 5 de Novembro de uma homenagem levada a cabo pela NYPALC (New York Portuguese-American Leadership Conference). A iniciativa decorreu no salão nobre do Mineola Portuguese Center, em Long Island.

Para além de Rosa Leal e Tony Castro, respectivamente Presidente e Presidente Emérito da NYPALC, marcaram presença a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, o “mayor” de Mineola Paulo Pereira, o senador- eleito Jack Martins, a supervisora do município de Hempstead do Norte, Jennifer DeSena, o vereador Dennis Walsh, o supervisor Tony Gonçalves, do município de Lewisboro, NY, a assistente pessoal do Governador Phil Murphy, do estado de New Jersey, Ivone Silva, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Club Português de Newark, Jack Costa, a ex-deputada Maria João Ávila, a Miss Connecticut USA 2022, Cynthia Dias, o Presidente do Mineola Portuguese center, Tony Vicente, a Presidente do Portuguese-American Club de Mount Vernon, Liz Ferreira, a Presidente do Portuguese-American Cultural Center de Tarrytown, Cândida Rodrigues, o Presidente do Rancho Folclórico “Sonhos e Juventude de Portugal”, Tony da Silva, o Presidente do Grupo Portista de Long Island, Joe Pontes, o Presidente do Núcleo Sportinguista de New York, António Soares, entre outros.

Na ocasião, a direcção da NYPALC explicou ter feito a homenagem pelas suas mais de três décadas de actividade jornalística e de dedicação às comunidades luso-americanas. O jornalista receberia um troféu daquela organização, que congrega todas as associações lusas do estado de Nova Iorque; a “chave do município” e uma Proclamação do “mayor” Paulo Pereira; uma Proclamação do Governador Phil Murphy, atribuída por Ivone Silva e uma Proclamação do Conselho Municipal de Newark, enviada pelo vereador Michael Silva. O empresário Adelino Pastilha também foi portador de um certificado de agradecimento da direcção do PACC de Yonkers, assinado pela Presidente Cristina Santos Marques. Durante a noite, o Rancho Folclórico “Sonhos e Juventude de Portugal” faria uma actuação com um grupo de tocadores de concertina, como forma de demonstrar o agradecimento ao jornalista pelo seu incondicional apoio à cultura popular portuguesa.

Ao dirigir-se aos presentes, a cônsul-geral Luísa Pais Lowe sublinhou a importância da comunicação social no mundo actual e na divulgação da língua portuguesa.

Ao agradecer a homenagem, Henrique Mano lembrou a longevidade do jornal LUSO-AMERICANO e o papel que a família Matinho, proprietária do jornal criado em 1928, tem desempenhado no desenvolvimento das comunidades portuguesas nos EUA, espelhando nas páginas do jornal as actividades das associações lusas e o melhor da contribuição portuguesa para a prosperidade dos EUA.

Agradeceria ainda a colaboração de todos os correspondentes do LA e das comunidades em geral, apelando para que se continue a apoiar sempre a língua portuguesa e a preservação da cultura.

Anteriormente à sua entrada para o semanário de Newark, Henrique Mano passara pela redacção do “Portuguese Post” e fora chefe de redacção da revista “Mundo Português”, sediada em Westchester, NY.