O FILME QUE VAI PÔR O CORAÇÃO DE VIANA EM HOLLYWOOD

Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

O português Rui Lima Miranda, radicado no estado norte-americano de Connecticut, está apostado em fazer da lenda dos corações de ouro de Viana do Castelo tema de conversa em Hollywood.

Se tudo correr conforme planeado, em Dezembro de 2025, o filme de animação ‘VIANA – A Lenda dos Corações de Ouro’ chega às salas de cinema em Portugal “e, entre Janeiro e Julho do ano seguinte, às dos EUA e aos principais mercados europeus”, revela o produtor cinematográfico, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO em Nova Iorque.

Foto: WATERMELON PRODUCTIONS | O coração de Viana em três dimensões criado para o musical “VIANA – A Lenda dos Corações de Ouro”

O projecto tem a assinatura da portuguesa “Watermelon Productions”, com sede no Funchal, escritórios em Lisboa e parceiros “a nível mundial” e é a próxima grande aposta do lisboeta que, há cerca de duas décadas, trabalhou com a então primeira-dama Michelle Obama numa série de animação sobre alimentação saudável (‘Nutriventures’).

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O produtor Rui Lima Miranda em Nova Iorque

Criado e escrito por Rodrigo Carvalho, Henrique JS Silva e João Ramos e música de Simon Wadsworth, o musical ‘VIANA – A Lenda dos Corações de Ouro’ conta com um elenco de luxo, com Daniela Melchior (uma das mais internacionais actrizes portuguesas da atualidade) no papel principal de “princesa Ana” e Luke Newton (da série “Bridgerton”, da Netflix) no de “Thomas” – a quem se juntam ainda Keith David (“Armageddon”), Pêpê Rapazote (“Narcos”), Dan Fogler (“Walking Dead”), Yvette Nicole Brown (“Avengers: Endgame”) e Aasif Mandvi (“Million Dollar Baby”).

Foto: WATERMELON PRODUCTIONS | Thomas e a princesa Ana, personagens do filme de animação

A inspiração para o filme pode ter vindo do facto de Rui Lima Miranda ser casado com uma mulher de Viana do Castelo. “Adoro o Minho e a lenda de amor sobre a princesa Ana”, conta. “E pensei: porque não aprofundamos isto e criamos uma história para crianças e para toda a família Começámos a aprofundar, a fazer ‘brainstorms’ criativos e a história veio”.

A história do musical não se resume a “uma mensagem muito positiva, que tivesse muito impacto” nem apenas à promoção da “alimentação saudável” e “do amor pelo bem maior e a união da comunidade”. Nota o produtor: “os monumentos mais emblemáticos de Viana entram na história, a guitarra portuguesa… A ideia é claramente levar o coração de Viana a Hollywood, é o coração bom dos portugueses”.

Foto: WATERMELON PRODUCTIONS | Parte do elenco da produção portuguesa

A ‘Watermelon Productions’ está a terminar toda a parte de pré-produção “e vamos arrancar agora com a animação no verão. Já fizemos a gravação com os actores de Hollywood. É que, pesar de ser uma história portuguesa, o projecto é de cariz internacional: temos um elenco de celebridades, desde a Daniela Melchior ao Pêpê Rapazote e o Luke Newington”, sublinha Rui Lima Miranda. “E já gravámos a música. O filme é um musical, um filme de animação para cinema. É a ‘Frozen’ portuguesa”.

Para a distribuição do filme na América, o musical tem já garantida a mega ‘Showcase Cinemas’, do conglomerado Paramount. “Há espaço e necessidade nos EUA para esta história”, garante Rui Lima Miranda. “Portugal está na berra e, trazer toda a bagagem de cultura europeia que os americanos adoram, a juntar-se a uma falta neste momento de filmes com historias de amor que nos inspirem é o caminho para uma bonita história de amor de uma princesa que já não vemos ha muito tempo”.

O projecto da ‘Watermelon’ vai custar 9 milhões e meio de dólares, dos quais a produtora já garantiu 65%. O resto do financiamento é agora a maior preocupação de Rui Lima Miranda: “ oferecemos uma taxa de retorno muito grande”, diz.

A produzir ainda um documentário “sobre a espiritualidade junto das gerações mais novas”, Rui Lima Miranda pretende ainda, com ‘VIANA – A Lenda dos Corações de Ouro’, “mostrar o talento que existe em Portugal”.