O português é a 6.ª língua mais falada nos EUA e a 3.ª na cidade de Newark – revela novo estudo da WordFinder
Por HENRIQUE MANO | News Editor
De acordo com um mapa interactivo criado pela WordFinder, o português é a sexta língua mais falada nos Estados Unidos – a seguir ao inglês, espanhol, alemão, francês e chinês – imediatamente seguida pelo idioma árabe.
Os resultados do estudo da WordFinder, agora publicados, dão a dimensão de como os Estados Unidos da América são um verdadeiro caldeirão de idiomas e culturas, onde Portugal marca presença.
O estudo baseia-se em novos dados revelados pela entidade norte-americana que coordena a realização, de década a década, do recenseamento populacional.
De acordo com o mapa elaborado pela WordFinder, o português é o 6.º idioma mais utilizado nos Estados Unidos
O inglês e o espanhol são utilizados por 91,6% da população americana, ou seja, essa parcela de americanos utiliza uma ou outra no seu quotidiano. Já a terceira língua mais utilizada pode variar conforme o estado e a região do país…
O alemão surgir em 3.º lugar pode-se explicar pelo facto de 42 milhões de norte-americanos reivindicarem para si origens germânicas – diz o Census de 2021.
De acordo com a WordFinder, a língua de Camões é a terceira mais falada (ou seja, a seguir ao inglês e espanhol) em 5 estados norte-americanos: Utah, New Jersey, Connecticut, Rhode Island e Massachusetts.
Deste grupo, apenas o Utah surpreende, uma vez que não se lhe reconhece ligação óbvia às correntes de emigração portuguesa para a América.
A emigração portuguesa para os Estados Unidos terá começado por volta de 1870, em números relativamente largos – na sua maioria oriunda dos Açores. Esses primeiros emigrantes eram do seixo masculino e recrutados para a pesca da baleia.
Na zona metropolitana de Newark, só o inglês e o espanhol têm mais falantes que o português
A WordFinder adianta que serão 550 mil os norte-americanos de origem portuguesa, dos quais 30% residem em três estados da Nova Inglaterra (Massachusetts, Rhode Island e Connecticut).
A América, como se sabe, é um dos países do mundo com a maior diversidade linguística, onde (segundo o Census) proliferam pelo menos 350 idiomas. Com a maior percentagem de emigração no globo, a América tem 14,4% dos seus habitantes nascidos no estrangeiro.
O estudo da WordFinder conseguiu ainda quantificar a percentagem de falantes de português em três estados norte-americanos: Massachusetts (2,99%), Rhode Island (2,86%) e Connecticut (1,23%)
O estudo da WordFinder conseguiu ainda quantificar a percentagem de falantes de português em três estados norte-americanos: Massachusetts (2,99%), Rhode Island (2,86%) e Connecticut (1,23%).
Já ao determinar a 3.ª língua mais falada (a seguir ao inglês e espanhol) na região metropolitana de Nova Iorque-New Jersey, a WordFinder ‘descobre’ que o português ocupa essa posição de destaque em Newark, o maior centro urbano do ‘Estado Jardim’.
Como se sabe, o Ironbound (precisamente em Newark) acolhe uma das maiores comunidades portuguesas dos Estados Unidos de emigração recente; é igualmente ente aí que tem sede o jornal LUSO-AMERICANO, fundado em 1928 e hoje a publicação na diáspora lusa há mais tempo em publicação contínua.