O que deve saber quando se vacinar
Aqueles que se preparam para arregaçar as mangas para uma vacina Covid-19 participarão no esforço de vacinação mais ambicioso da história dos EUA. À medida que os esforços aumentam, eis os conselhos dos médicos envolvidos com a vacina sobre como se preparar e o que esperar.
O que está envolvido em obter a primeira dose?
Muitas pessoas vão registar-se para uma nomeação cronometrada,com o objectivo de manter os tempos de espera e o potencial para as multidões ao mínimo – embora o lançamento de patchwork até agora também significou muitos esperando em longas filas. Depois de preencher formulários de consentimento e receber a injecção, você será monitorizado para reacções adversas durante 15 ou 30 minutos, dependendo do seu histórico de alergias. No caso de uma consulta cronometrada, todo o processo deve demorar cerca de uma hora, diz Julie Boom, copresidente da Força-Tarefa da Vacina Covid-19 no Texas Children’s Hospital, em Houston, que está agora a vacinar doentes elegíveis que já têm registos dentro do sistema hospitalar. Depois, algumas pessoas escolhem ir para casa descansar.
O registo é geralmente o primeiro passo à chegada para uma vacinação Covid-19.
O que deve levar consigo ao local da vacina?
Na maioria dos casos, vai simplesmente precisar da sua identificação fotográfica e da prova da sua nomeação. Alguns locais podem exigir documentos adicionais, como crachás de funcionários para os socorristas mostrarem que são elegíveis. Aqueles que são vacinados geralmente não devem ser convidados a pagar, por isso façam perguntas se o pagamento é solicitado.
Portanto nada terão a pagar se a vacina for administrada a partir do Estado ou de uma cidade.
Deve considerar diferenças entre as vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna?
Para já, as duas vacinas disponíveis nos EUA são igualmente seguras e eficazes, diz Wafaa El- Sadr, professora de epidemiologia e medicina na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Eventualmente, escolher uma vacina em vez da outra pode resumir-se a conflitos de agendamento, diz. A segunda dose da vacina da Pfizer é oferecida 21 dias depois, enquanto a da Moderna é oferecida 28 dias depois. “A única coisa que consideraria é a conveniência”, diz o Dr. El-Sadr.
As vacinas são seguras?
Todas as vacinas já existentes e as específicas para a COVID-19 são submetidas a ensaios clínicos rigorosos. Conforme o seu desenvolvimento progride, a segurança continua a ser avaliada. E, mesmo quando já estão em uso geral, cientistas, órgãos governamentais e organizações de saúde pública continuam a colectar dados sobre possíveis efeitos adversos. No caso das vacinas contra o novo coronavírus, o tempo recorde de desenvolvimento, produção e distribuição não invalida a sua eficácia e segurança.