OLÍMPICOS DE TÓQUIO: Biles desiste devido a problemas do foro mental
Simone Biles abdicou de participar na final da prova de ‘all-around’, marcada para ontem, falhando assim a oportunidade de revalidar o título de 2016.
A norte-americana já tinha abandonado a meio a competição por equipas em Tóquio2020, justificando-se com questões de saúde mental.
De acordo com um comunicado da Federação norte-americana de ginástica, a atleta irá “concentrar-se na sua saúde mental”.
Biles, de 24 anos, considerada uma das melhores ginastas de sempre, tinha desfalcado na terça-feira a selecção dos Estados Unidos em plena final feminina por equipas de Tóquio2020, tendo justificado posteriormente a sua decisão com problemas de saúde mental.
Simone Biles, que no Rio2016, além da medalha de ouro por equipas, conquistou também os títulos olímpicos no concurso completo e em dois aparelhos (salto e solo), está qualificada para as cinco finais individuais dos Jogos Tóquio 2020.
A ginasta recebeu apoio por parte de outras ginastas, outros atletas e até de celebridades de fora do mundo do desporto depois de ter parado de competir no evento de ginástica por equipas em Tóquio por culpa de preocupações com a sua saúde mental.
No final do evento, Biles abriu o coração e explicou os problemas por que passa, juntando a sua voz a de outros atletas, como a da tenista japonesa Naomi Osaka ou o lendário nadador norte-americano Michael Phelps.
Biles falou das dificuldades em lidar com o ‘stress’ e pressão mental derivados do sucesso que vem alcançando e encontro apoio nas mais variadas áreas.