OMS preocupada com o aumento das infeções respiratórias na China
A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou-se esta quinta-feira preocupada com o aumento das infecções respiratórias e o aparecimento de surtos de pneumonia em crianças no norte da China, e pediu ao país informações epidemiológicas e clínicas detalhadas, bem como resultados laboratoriais destes casos notificados.
Num comunicado divulgado, a OMS recorda que, numa conferência de imprensa no passado dia 13 de Novembro, as autoridades chinesas da Comissão Nacional de Saúde relataram um aumento na incidência de doenças respiratórias no país.
Na altura, as autoridades chinesas atribuíram a culpa deste aumento ao levantamento das restrições relativas à pandemia de covid-19 e à circulação de agentes patogénicos conhecidos, como o da gripe e ou SARS-CoV-2, que causa a covid-19, entre outros comuns nesta época do ano.
As autoridades sublinharam a necessidade de uma melhor vigilância das doenças nas instalações de saúde e em ambientes comunitários, bem como de um reforço na capacidade do sistema de saúde para gerir os pacientes.