OMS sugere “vacinas experimentais” para impedir transmissão de gripe aviária

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o recente surto de gripe aviária em 29 gatos infetados na Polónia é um sinal de que é necessária uma maior preparação com “vacinas experimentais” para evitar transmissões entre humanos.

Segundo o organismo sediado em Genebra, Suiça, para fabricar essas vacinas são usados vírus vacinais candidatos que têm a antigenicidade necessária para corresponder às estirpes circulantes do vírus.

“Se o vírus se tornar altamente transmissível entre humanos, precisamos de ter algo para poder responder”, disse Wenquing Zhang, director do Programa Global de Gripe Aviária, numa conferência de imprensa com vários técnicos.

Por seu lado, o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que “até agora nenhum contacto humano (com gatos infetados) relatou sintomas e o período de vigilância de todos os casos já terminou”.

Contudo, lembrou que a Polónia “é o primeiro episódio com um número tão alto de animais infetados pelo vírus da gripe aviária H5N1 numa ampla área geográfica”.

“O vírus é especialmente preocupante porque é conhecido por ser muito perigoso para os seres humanos, embora nunca tenha sido demonstrado que seja facilmente transmissível entre as pessoas”, acrescentou.

. O que é a gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença que acomete aves e é provocada pelo vírus influenza A. A condição raramente acomete os humanos e também é conhecida como gripe do frango e influenza aviária. Ela é causada pelo vírus influenza A e pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Essa condição raramente afeta os humanos e não passa de pessoa para pessoa, a sua transmissão acontece somente pelo contato com aves contaminadas.

Os sintomas da gripe aviária são parecidos com os da gripe comum e geralmente começam a aparecer de 2 a 8 dias após o contato com o vírus. Os principais sintomas incluem: dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal.

A gripe aviária tem cura e o tratamento é baseado no uso de analgésicos, antitérmicos e remédios para náuseas. Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de antivirais.