OPEP decide aumentar produção de petróleo a partir de Julho
Numa altura que os preços do petróleo seguem em alta, os membros da OPEP e parceiros chegaram a acordo para avançar com um aumento de 841 mil barris por dia em Julho.
Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os parceiros liderados pela Rússia, que constituem a OPEP+, vão manter o plano de aumentar a produção de petróleo em julho, apesar de a pandemia de coronavírus ainda estar a pesar sobre o consumo de combustíveis, avançou a Bloomberg.
Após uma reunião ministerial, que durou menos de 30 minutos (tornando-a uma das mais curtas da história recente), o cartel anunciou que vai avançar com um aumento de 841 mil barris por dia em Julho, na sequência dos aumentos em Maio e Junho.
“O quadro da procura tem mostrado sinais claros de melhoria”, disse o príncipe Abdulaziz bin Salman, ministro saudita da energia. “A procura melhorou em alguns dos maiores mercados, como os Estados Unidos e a China”, constatou.
Já antes da decisão a matéria-prima seguia em alta nos mercados internacionais e assim se manteve. O Brent negociado em Londres avança 1,8% para 70,56 d lares por barril, tendo já chegado a tocar os 71 dólares, em máximos de três meses. Já o crude WTI ganha 2,55% para 68 dólares, num valor que não se via desde Outubro de 2018.