Ordem executiva em Elizabeth, encerra restaurantes e bares (incluindo esplanadas) às 10 da noite. “Smoke shops” não escapam a nova directiva.
No seguimento da ordem executiva do governador de New Jersey, Phil Murphy que determinou o encerramento dos espaços exteriores de restaurantes e bares no estado de New Jersey às 10 horas da noite, o mayor da cidade de Elizabeth, Chris Bollwage assinou também uma ordem executiva que determinou que deste ontem, quinta-feira todos os espaços exteriores de restaurantes e bares na cidade encerrassem também a essa mesma hora. Com essa medida o mayor de Elizabeth deixa de estar também debaixo de fogo cruzado, já que a cidade de Elizabeth estava a ser apontada como um das cidades mais problemáticas, devido ao elevado número de negócios nocturnos que estavam a operar em horário normal( um dos principais críticos dessa situação foi mesmo o mayor de Newark, Ras Baraka).
Esta medida surge depois de na semana passada, Bollwage ter referido que dados das equipas de rastreio determinaram que o foco de contágio não estava conectado com restaurantes e bares.
A verdade é que agora, devido ao aumento de casos o encerramento de restaurantes e bares às 10 da noite é já um facto. Esses estabelecimentos podem continuar a fazer entregas de comidas e o chamado serviço de ‘Take Out”. A lotação dos chamados “Dining Rooms” não pode exceder os 25% e as mesas podem estar a menos de 6 pés de distância, desde que estejam separadas por vidro ou plástico .
Uma nota curiosa, nesta situação, é que na hora de encerramento, às 10 da noite, todos os clientes devem estar fora do estabelecimento, o que vai obrigar a que a cozinha encerre ainda mais cedo.
Na área de bar, ou ao balcão não são permitidos clientes.
Paralelamente a essas medidas, a ordem executiva de Chris Bollwage determinou também que os chamados “Smoke shops” encerrem também às 10 horas da noite.
Segundo os responsáveis da cidade de Elizabeth, estas medidas manter-se-ão em vigor até que comece a ser observado uma redução drástica no número de casos , e sempre tendo em atenção as directrizes estipuladas pelo governador do estado de New Jersey.
“Entendemos as dificuldades dos comerciantes, mas temos que fazer um esforço para parar este aumento dos contágios na cidade”
O vereador geral de Elizabeth, o luso-americano Manny Grova referiu ao LUSO-AMERICANO, “estamos a observar um aumento de casos em Elizabeth e vamos seguir as normas do governador de modo a podermos controlar a situação. As medidas adicionais, na ordem executiva do mayor Bollwage visam acima de tudo o controle desse aumento, entendemos as preocupações dos nossos empresários, mas neste momento temos todos que fazer um esforço para que esta situação seja ultrapassada. Por outro lado os restaurantes podem ainda continuar a vender as comidas para fora, o chamado ‘Take-Out’, que lembro, foi a única forma de negócio possível no início desta pandemia”.
O que diz a ordem executiva
–Restaurantes e bares devem encerrar às 10 da noite incluindo espaços exteriores. Os restaurantes podem continuar actividade de “Take Out, entregas e drive-thru.
–Espaço para fumadores de qualquer tipo devem encerrar às 10 horas da noite.
–As mesas de restaurantes podem estar a menos de 6 pés de distância desde que tenham barreiras de vidro ou plástico entre elas.
–A capacidade das salas de refeições não pode exceder os 25%.
–Restaurantes e bares não podem ter assentos na área do bar.
–Os clientes devem estar fora do restaurante às 10 horas, o que quer dizer que jantares não podem ser servidos até essa hora.