ELEIÇÕES’21 | OS LUSO-AMERICANOS QUE VÃO A VOTOS DIA 2 DE NOVEMBRO

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

🗳NEW JERSEY

As eleições gerais de 2 de Novembro próximo voltam a colocar o nome do xerife transmontano Armando Fontoura (D) num boletim de voto; há 31 anos no cargo de xerife do condado de Essex, em New Jersey, o ex-capitão da Polícia de Newark – que ganhou confortavelmente as primárias de Junho passado – terá pela frente o republicano Nicholas Pansini.

Xerife Armando Fontoura

No mesmo condado de Essex, a deputada estadual Eliana Pintor Marín – que ascendeu à Assembleia Legislativa em Trenton para substituir o também luso-descendente Albert Coutinho e venceu o seu primeiro mandato por inteiro em 2013, concorre sem oposição pelo Distrito Eleitoral 29 como democrata.

A deputada estadual Eliana Pintor Marín

No município de Kearny, o ‘mayor’ Alberto Santos (ver artigo nesta edição) recandidata-se ao cargo que já ocupa desde 2000 sem oposição (depois de ter saído vencedor das primárias do partido democrata), à semelhança da vereadora Marytrine de Castro, que concorre pelo Bairro 1.

O ‘mayor’ Alberto Santos

Em Elizabeth, Stephanie Gonçalves Pestana concorre a mais um mandato de 3 anos no Comité Escolar; é a única das três luso-americanas que o integram (sendo as outras Maria Carvalho e Diane Barbosa) neste ciclo eleitoral, fazendo equipa com as candidatas Charlene Bathelus e Iliana Chevres.

Stephanie Gonçalves Pestana

Na vizinha Union, o luso-americano Manuel Figueiredo (que nasceu em Newark mas mudou-se para Union em 1994) concorre a um 3.º mandato comp vereador. O democrata já foi comissário da Polícia local, assim como de vários outros pelouros, pra além de também ter ocupado o posto de ‘mayor’. Com formação superior nas áreas do ensino e informática, é casado e pai de 4 filhos.

Manuel Figueiredo

🗳CONNECTICUT

Danbury

O português Roberto Alves anunciou em Janeiro a sua candidatura a presidente da Câmara da cidade de Danbury, no estado norte-americano de Connecticut. O emigrante minhoto de Fafe, que veio para os Estados Unidos com 5 anos de idade, é actualmente vereador-geral e o único luso-americano com assento no Conselho Municipal da 5.ª maior área urbana do ‘Estado Constituição’. 

Roberto Alves

Concorre ao lugar deixado vago por Mark Boughton, que, em Dezembro, aceitou uma posição de Comissário oferecida pelo governador do estado. O cargo é presentemente ocupado pelo ‘mayor’-interino Joe Cavo, que, à data da saída do ‘mayor’ Bou- ghton, era presidente do Conselho Municipal. O republicano Mark Boughton esteve cerca de duas décadas no lugar de ‘mayor’ e derrotou pelo menos três candidatos portugueses que o opuseram – entre eles o executivo Gary Gonçalves, a ex-vereadora Helena Abrantes e o veterano Al Almeida. 

Roberto Alves nasceu em Fafe, filho de pai português, Augusto Alves, e de mãe brasileira filha de imigrantes portugueses, Isaura Alves; a família viveu no Brasil de 1986 a 1989, altura em que emigram para os EUA, tinha Roberto apenas 5 anos.

Câmara municipal de Danbury, CT

A sua ligação à comunidade lusa é de longa data: não apenas frequentou a ‘Escola Manuel Cipriano’ da Igreja do Imaculado Coração de Maria, como andou no Rancho Folclórico ‘Portugal Canta e Dança’ (foi dançarino e tocador de concertina) e fez parte da Banda Filarmónica ‘Filhos de Portugal’ como saxofonista. 

Danbury, no condado de Fairfield, está localizada a 80 quilómetros da cidade de Nova Iorque, com população a beirar os 85 mil habitantes.

🗳Norwich

O luso-descendente Mark Bettencourt, actual presidente ‘Pro Tempore’ do conselho municipal de Norwich, a norte do estado de Connecticut, concorre ao cargo de ‘mayor’ pelo partido democrata, frente ao actual titular do cargo, Peter Nystrom (R). Bettencourt, cujas raízes recuam aos Açores e passam igualmente por Massachusetts, fez o anúncio de candidatura em Agosto.

Mark Bettencourt

O agora vereador já tentara concorrer a ‘mayor’ frente ao mesmo Nystrom em 2009, tendo este último, contudo, saído vencedor.

Uma das preocupações de Mark Bettencourt é equilibrar o orçamento escolar de Norwich, que terá ultrapassado o seu orçamento em mais de 1 milhão de dólares.

Câmara municipal de Norwich, CT

A cidade de Norwich, considerada a ‘Rosa da Nova Inglaterra’, está localizada no condado de New London e tinha, em 2010, pouco mais de 40 mil habitantes.

🗳Bridgeport

A democrata Maria Pereira

A democrata Maria Pereira fez história há dois anos ao torna-se na primeira mulher de origem portuguesa de que há registo a ser eleita vereadora na maior cidade do estado de Connecticut, Bridgeport. Agora recandidata-se ao cargo pelo Bairro 138, surgindo na alínea A juntamente com Michele Small. A luso-americana, que tem origens em Trás-os-Montes, conseguiu ganhar as eleições primárias do partido democrata apesar de não ter contado com o apoio oficial da estrutura partidária local.

🗳Rocky Hill

John Moleiro

Em Rocky Hill, CT, o português John Moleiro recandidata-se ao cargo de vereador, para o qual foi eleito há 2 anos naquela que foi a sua estreia política. O republicano surge na alínea B do boletim de voto.

Casado e pai de três filhos, vive há mais de duas décadas em Rocky Hill e formou-se em engenharia electrotécnica pelo Rensselaer Polytechnic Institute, sendo funcionário da farmacêutica Pfizer in Groton.

Os pais de John Santos Moleiro trocaram Mira de Aire, uma freguesia do concelho de Porto de Mós, pela América, em 1966, quando o filho tinha apenas um ano; os Moleiro radicaram-se em Hartford, na Hamilton Street, numa casa de três famílias, onde viveram até 1977.

O município, no condado de Hartford, engloba 35,8 quilómetros quadrados de área e é considerado um ‘dormitório’ para os muitos profissionais da importante zona metropolitana do eixo Hartford-New Haven; com cerca de 20 mil habitantes e banhado pelo rio Connecticut, tem origens nos primeiros colonos que em 1650 chegaram à região, fazendo fronteira com Wethersfield e Newington (onde tem sede o Clube Português de Hartford)

🗳Rocky Hill

Também em Rocky Hill, CT, o luso-americano Joseph Coelho tenta um assento no conselho municipal como vereador, concorrendo como democrata na alínea 15A.

🗳Farmington

Robert Canto

Em Farmington, CT, Robert Canto concorre ao cargo de comissário de ‘Planing and Zoning’ pelo partido republicano; residente de longa data na zona, vem de família com negócio na área da construção civil, tend cumprido serviço militar na Guarda Costeira.

Também foi agente da polícia em Berlim, CT, e agora está ligado à imobiliária. É casado e pai de duas filhas.

🗳Farmington

Nadine Coutinho Canto

Casada com Robert Canto, a republicana Nadine Coutinho Canto concorre a uma vaga no Comité Escolar de Farmington, CT. Tem longa folha de serviço comunitário e está ligada a várias causas do ensino.

🗳NOVA IORQUE

Tony Gonçalves

O luso-descendente Tony Gonçalves, de 57 anos, é o candidato do Partido Democrata nas eleições gerais de Novembro próximo ao cargo de ‘Supervisor’ no município nova- iorquino de Lewisboro, a norte do condado de Westchester. A pequena cidade rege-se por um sistema político composto por quatro vereadores e um ‘Supervisor’, sendo a posição equivalente à de ‘Mayor’. 

Gonçalves concorre ao cargo deixado vago pelo seu actual titular, Peter Parsons, que optou pela não-reeleição. O luso-descendente terá pela frente o republicano William J. (Bill) Bongiorno.  

Ao longo do seu mandato como vereador, iniciado em 2018, Gonçalves, engenheiro de profissão, trabalhou no desenvolvimento de um projecto de infra-estruturas que inclui a expansão da rede de captação de sinal para telemóveis e a redução de cortes de energia na zona. “Como Supervisor, a ser eleito, espero continuar a debruçar-me sobre esses dois aspectos, importantes para a qualidade de vida dos nossos moradores”, avança Gonçalves. “Por outro lado, estamos também empenhados em elaborar o plano nuclear de desenvolvimento para Lewisboro, que irá ditar as suas principais linhas de orientação para o futuro.” 

Lewisboro tem, de acordo com o censo popu- lacional de 2010, pouco mais de 12 mil moradores; o município, que inclui as localidades de Cross River, Golden’s Bridge, Lewisboro, South Salem, Vista e Waccabuc, deve nome a um dos seus primeiros colonos, um tal John Lewis. A sua formação recua ao ano de 1747. O rendimento médio local é superior a 112 mil dólares por ano. 

António José Afonso Gonçalves nasceu em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, para onde os pais – João e Aurora – emigraram no início da década de 60 do século passado, deixando para trás a aldeia de Xertelo, na freguesia de Cabril (Montalegre). Em 1970, quando Tony tinha 6 anos, os Gonçalves voltam a emigrar, desta feita rumo aos Estados Unidos, fixando-se em Mt. Vernon, NY. 

Depois do liceu em Westchester, formou-se em Engenharia pela Hofstra University, em Long Island, tendo arranjado o seu primeiro emprego precisamente em Mt. Vernon, na Power Products. “O português que falo aprendi em casa”, diz. “Os meus pais sempre falaram em português comigo”.

🗳MASSACHUSETTS

Cliff Ponte

Na chamada ‘Cidade dos Teares’, Fall River, no estado de Massachusetts, a corrida à presidência da vereação é um duelo a dois entre o actual titular do cargo, o ‘mayor’ Paul Coogan, e o luso-americano Cliff Ponte – presidente do Conselho Municipal.

Na primeira volta de 21 de Setembro, Coogan e Ponte foram os dois candidatos mais votados, tendo assim avançado para as gerais de 2 de Novembro.

A ser eleito, Cliff Ponte tornar-se-á no próximo ‘mayor’ luso-descendente de Fall River, depois de Jasiel Correia, que saiu em desgraça.

🗳FLÓRIDA

Victor Barbosa

No ‘Sunshine State’, o vereador Victor Barbosa concorre ao cargo de comissário no condado de Flagler pelo Bairro 2, como republicano. Uma vez que o seu actual assento na câmara de Palm Coast vai até Novembro de 2022, a ser eleito dia 2 do próximo mês, o luso-descendente abre mão do cargo de legislador municipal para assumir o de comissário; de sair derrotado, manter-se-á como vereador.

Victor Barbosa nasceu em Elizabeth, New Jersey, filho de imigrantes de Valença do Minho (o pai) e Viseu (a mãe, já falecida). Depois do liceu em Union, NJ, esteve uma década à frente do estabelecimento ‘Love Tile’, em Elizabeth; em 1998 mudou-se para Palm Coast, embora acabasse por regressar ao ‘Estado Jardim’. Há quatro voltou a Palm Coast, onde hoje é barbeiro e proprietário da ‘Man Cave Palm Coast’, um dos maiores estabelecimentos do género no condado de Flagler – com 14 profissionais do ramo ao seu serviço.