“Os Sonhos Continuam” em filme: Rancho mantém a cultura portuguesa viva após 50 anos da Revolução dos Cravos
Muitos foram os portugueses que emigraram ao longo da história, principalmente antes e depois do dia 25 de Abril de 1974…
Cinquenta anos depois da nomeada ‘Revolução dos Cravos’, as danças folclóricas continuam entre as tradições portuguesas mais preservadas além mar, e tonaram-se o centro do filme produzido pelas realizadoras Marlee e Karlee Rodrigues.
Neste momento o documentário em curta-metragem intitulado “Os Sonhos Continuam”, nomeado em homenagem ao Rancho Folclórico de Kearny liderado por António Cardoso, encontrase em pós-produção. As cineastas dançaram neste rancho enquanto cresciam, e sentiram-se inspiradas a levar a sua equipa de filmagem ao Sport Club Português, para que esta captura-se as músicas de danças tradicionais, raramente vistas em cinema.
O documentário é um retrato íntimo do impacto geracional da imigração como resultado da ditadura.
Com o assinalar dos 50 anos do 25 de Abril, e a procura do público luso por formas para o comemorar, “Os Sonhos Continuam” explora o rancho como uma forma de ajudar as famílias portuguesas emigrantes a preservarem e honrarem a cultura, assim como as personagens do filme se esforçam para manter as deles.
O documentário é produzido pela “CINEMANAS”, produtora fundada pelas irmãs Marlee e Karlee Rodrigues, que quiseram unir o cinema e a sua irmandade, para criarem filmes independentes com temas relacionados com a identidade e a cultura, entre eles as comunidades e os sonhos colectivos.
Esta obra cinematográfica, ainda em processo de produção, conta ainda com um apoio especial: da Associação Cultural Portuguesa localizada em Kearny, New Jersey, que é a casa dos Ranchos Folclóricos “Sonhos de Portugal” e “Os Sonhos Continuam”.