OSSINING FIRE DEPARTMENT PRESTOU HOMENAGEM PÚBLICA AO CHEFE MANUEL DA CRUZ

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O Ossining Fire Department, no condado nova-iorquino de Westchester, prestou sábado à noite homenagem ao luso-americano Manuel ‘Manny’ da Cruz, que exerceu as funções de chefe daquela corporação durante o biénio 2019/20.

O evento decorreu no salão nobre do Portuguese-American Cultural Center of the Tarrytowns com a presença de cerca de 180 pessoas, entre eles a ‘mayor’ de Ossining, Rika Levin, do presidente da Firemen’s Association of the State of New York, John Farrell, do juiz Mark Reisman e de representações a alto nível de corporações de todo o condado.

O chefe Manuel da Cruz, ligado à Catarat Hose Co. 2, recebeu várias distinções durante a noite – incluindo uma proclamação da ‘mayor’ Levin declarando o 15 de Maio ‘Dia do Chefe Manuel da Cruz’ em Ossining

A noite contou ainda com a presença do presidente do Centro anfitrião, Carlos Rodrigues, e da vice-presidente Cândida Rodrigues; o jantar esteve a cargo da equipa de cozinha da casa.

O chefe Manuel da Cruz, ligado à Catarat Hose Co. 2, recebeu várias distinções durante a noite – incluindo uma proclamação da ‘mayor’ Levin declarando o 15 de Maio ‘Dia do Chefe Manuel da Cruz’ em Ossining.

Cruz é filho de António da Cruz, que nasceu no Rio de Janeiro filho de emigrantes de Vagos, distrito de Aveiro;  mãe, Janet, também nasceu no Brasil igualmente filha de portugueses. Os cruz emigraram em 1965 para os EUA, radicando-se em Westchester.

O chefe Manuel da Cruz com o presidente Carlos Rodrigues, do PACC, e a vice-presidente Cândida Rodrigues

A corporação de bombeiros de Ossining, criada em 1812, inclui 9 subdivisões e congrega mis de 400 voluntários.

Refira-se também a presença do pai de Manuel da Cruz, António da Cruz, da esposa Pam da Cruz e dos 4 filhos menores do casal e ainda do irmão do chefe, JC Cruz.