Painéis solares vão ajudar “meninas” a estudarem à noite em Cabo Verde

As casas de um bairro de lata da ilha cabo-verdiana de São de Vicente, ainda sem nome, começaram a receber painéis solares, um projecto que vai ajudar que meninas estudem à noite, mudando a vida das famílias.

Os trabalhos arrancaram nos últimos dias na zona acima de Canalona, arredores da cidade do Mindelo, escolhida pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) para o arranque do projeto “Luz para as meninas”, que consiste na colocação de painéis solares em 50 casas de lata. Os moradores do bairro em questão pedem saneamento, electricidade e estradas também. Os painéis solares representam o início do que ainda parece um sonho, ter uma casa, um lar naquele bairro.

Edilene Gomes, moradora do bairro almejado nesta iniciativa, tem 30 anos e é mãe de 3 crianças vive numa casa de “tambor”, feita de chapas, há aproximadamente três anos, enquanto espera um dia construir uma de blocos, sonho adiado por estar desempregada. “Somos quatro a viver nesta casa e com este painel já não irei precisar ir à casa dos outros para recarregar o telemóvel, porque muitas vezes as pessoas já nem aceitam que use a electricidade nas suas residências. Por isso, a maior parte do tempo temos os telemóveis desligados”, explica. Com dois filhos a estudar, no quinto e sexto anos do ensino básico obrigatório, Edilene Gomes recorda que as crianças só estudam de dia, algo que agora vai mudar, esperando que o aproveitamento escolar também melhore.

O projecto da OMCV prevê 100 destes “kits”, o primeiro financiador, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, suportou o custo dos primeiros 50 painéis solares, que já começaram a fornecer electricidade às primeiras casas.

A Organização Não-Governamental está a trabalhar com a empresa Prosol e assim conseguiram reduzir os custos dos equipamentos num projecto que abrange ainda formação e instalação. A Prosol está envolvida desde o início neste projecto e salientarem que “não tivemos muitos ganhos”.