Papa conta visitar Portugal em 2023

As forças de segurança da Guatemala detiveram e reprimiram violentamente uma caravana migrante composta por milhares de hondurenhos, que pretendem chegar ao México e posteriormente aos Estados Unidos.

Segundo constatou a agência de notícias EFE, os migrantes foram atacados com bastões e bombas de gás lacrimogéneo por elementos do Exército da Guatemala, quando tentaram avançar numa estrada do oeste do país, onde permanecem cercados desde há vários dias. O Papa Francisco manifestou a intenção de se deslocar a Portugal no verão de 2023, para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Lisboa.

O desejo do Pontífice foi transmitido à presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na semana passada, durante uma audiência para apresentação de cumprimentos e análise de vários assuntos relacionados com a vida da Igreja.

“Foi um excelente encontro fraterno em que tivemos a oportunidade de manifestar a comunhão e sintonia dos bispos portugueses para com o Santo Padre e a Igreja Universal. Exprimimos também o apreço do povo português pelo Papa Francisco e pelos temas que tem proposto à reflexão da Igreja e da sociedade”, resumiram os líderes da CEP, em comunicado.

A delegação da CEP, constituída pelo presidente, D. José Ornelas; pelo vice-presidente, D. Virgílio Antunes; e pelo secretário, padre Manuel Barbosa, dialogou com o Papa sobre vários temas, entre eles o da pandemia.