PARALÍMPICOS: 27 atletas portugueses nos jogos de Paris

Portugal vai apresentar-se nos Jogos Paralímpicos Paris2024 com uma das mais pequenas comitivas de sempre, na qual leva os dois medalhados de Tóquio2020, mas pode orgulhar-se de ter representação em 10 modalidades, duas das quais em estreia.

Com 94 medalhas conquistadas nas 11 participações anteriores, Por-tugal vai estar representado em Paris por 27 atletas, com a segunda comitiva mais pequena de sempre, apenas superior à de Seul1988, quando se fez representar por 13 atletas, que conquistaram 14 medalhas.

Depois de ter competido em oito modalidades nos Jogos Tóquio2020, Portugal atingirá em França a marca recorde de 10 modalidades, es-treando-se no triatlo e no powerlifting, e repetindo presenças em provas de atletismo, badminton, boccia, canoagem, ciclismo, judo, natação e tiro.

Há três anos, depois de os Jogos terem sido adiados um ano devido à pandemia de covid-19, Portugal teve em Tóquio a sua participação menos medalhada desde 1972, com duas subidas ao pó-dio, para receber dois bronzes, e 23 diplomas.

Os dois medalhados de Tóquio2020, o canoísta Norberto Mourão e o lançador do peso Miguel Monteiro, integram a co-mitiva para Paris2024, na qual Cristina Gonçalves, do boccia, que somará a sua quinta participação em Jogos, é a única campeã paralímpica presente, com três ouros.

Simone Fragoso protagoniza um feito pouco habitual, mas não inédito, de marcar pela quarta vez presença em Jogos Para-límpicos, mas agora numa modalidade diferente.

Depois de presenças em provas de natação em Pequim2008, Londres-2021 e Rio2016, a atleta vai participar no torneio de powerlifting, modalidade na qual Portugal estará representado pela primeira vez, depois de ter beneficiado de um convite.

Num grupo com sete estreantes e composto por 17 atletas do género masculino e 10 do género feminino, Portugal apresenta uma média de idades de 31,3 anos, sendo David Araújo, do boccia, o mais novo, com 17 anos, e o ciclista Luís Costa, que repete as presenças do Rio2016 e Tóquio2020, o mais velho, com 51.