PARKINSON: Alterações na fala são primeiro sinal da doença
Investigadores da Universidade de Tecnologia de Kaunas e da Universidade Lituana de Ciências da Saúde, na Lituânia, identificaram os primeiros sintomas da doença de Parkinson através de exames à voz.
Os investigadores descobriram que à medida que a actividade motora diminui na doença de Parkinson, diminui também a função das cordas vocais, do diafragma e dos pulmões, sendo que as alterações na fala ocorrem ainda mais cedo do que as perturbações da função motora.
As pessoas com doença de Parkinson em fase inicial podem ter uma fala mais silenciosa, monótona, menos expressiva, mais lenta e mais fragmentada.
À medida que a doença progride, a rouquidão, a gaguez, a pronunciação arrastada das palavras e a perda de pausas entre palavras podem tornar-se mais aparentes.
Os investigadores desenvolveram um sistema para detectar a doença mais cedo tendo em conta estes sintomas.
Para tal, estes utilizaram um algoritmo de inteligência artificial para analisar e avaliar sinais de fala de pessoas saudáveis e com doença de Parkinson.
Os investigadores concluíram que, apesar de este método ser eficaz na detecção precoce da doença de Parkinson, são necessários mais estudos para que este possa ser aplicado clinicamente.
No entanto, estes destacaram que este método pode ser prático, uma vez que o diagnóstico da doença pode ser feito em segundos.