PARKINSON: Descoberto medicamento natural para a doença
Investigadores da Universidade da Cidade de Osaka, Japão, descobriram que um químico chamado sesaminol, encontrado nas sementes de sésamo, tem efeitos protectores contra a doença de Parkinson
A doença de Parkinson é causada quando certos neurónios no cérebro associados ao movimento deixam de funcionar ou morrem devido ao stress oxidativo, sendo que os neurónios no cérebro sofrem uma pressão extrema devido a um desequilíbrio entre os antioxidantes e as espécies reactivas de oxigénio (ERO).
Os investigadores verificaram em experiências ‘in vitro’ que o sesaminol protegia contra danos neuronais, promovendo a translocação da Nrf2, uma proteína envolvida na resposta ao stress oxidativo, e reduzindo a produção de ERO intracelulares.
A investigação mostrou ainda em ratos com doença de Parkinson e com falta de produção de dopamina que alimentar os mesmos com sesaminol durante 36 dias, mostrou um aumento nos níveis de dopamina.
Esta também mostrou que um teste de desempenho do rotarod revelou um aumento significativo do desempenho motor e da função motora intestinal nestes ratos.
Akiko Kojima-Yuasa, líder da investigação, afirmou que planeia agora testar isto num ensaio clínico de forma a mostrar que certos alimentos naturais podem promover a saúde.