Parlamento Europeu: Roberta Metsola reeleita até Janeiro de 2027
A presidente do Parlamento Europeu, a maltesa Roberta Metsola, foi reeleita esta terça-feira, com um mandato que terminará no início de 2027.
A reeleição ocorreu no arranque da primeira sessão plenária do novo mandato da assembleia europeia, na cidade francesa de Estrasburgo, com 21 novos eurodeputados portugueses presentes.
Roberta Metsola – proposta pelo Partido Popular Europeu – arrecadou 562 votos a favor (de um total de 623 votos válidos) e 76 brancos e nulos, entre um total de 720 eurodeputados, na primeira volta do escrutínio.
Esta é a percentagem de votos mais elevada de sempre para um presidente do Parlamento Europeu.
Contra a candidata concorreu a ex-ministra da Igualdade de Espanha, Irene Montero, proposta pela Esquerda Europeia, que recolheu 61 votos a favor.
A maltesa tornou-se presidente do Parlamento Europeu em Janeiro de 2022 e assumiu o cargo de forma interina após a morte do anterior líder da instituição, David Sassoli.
Tornou-se na presidente mais jovem e na terceira mulher a ocupar o cargo. Foi também a primeira cidadã de Malta a presidir a uma instituição europeia.
Além dela, o único presidente a realizar dois mandatos foi o socialista Martin Schulz, eleito em Janeiro de 2012 e reeleito em Julho de 2014.