PARTICULAR FEMININO EM HOUSTON: Portugal perdeu com EUA pela margem mínima

A selecção portuguesa de futebol feminino deu ontem, quinta-feira, mais uma demonstração da sua evolução enquanto colectivo, ao perder com as campeãs mundiais dos Estados Unidos por apenas 1-0, num particular realizado em Houston.

A formação norte-americana, quatro vezes campeã olímpica (1996, 2004, 2008 e 2012) e outras tantas do Mundo (1991, 1999, 2015 e 2019), atacou e rematou muito mais, mas só conseguiu marcar um golo ao conjunto de Francisco Neto.

Com o fim já à vista, aos 76 minutos, Samantha Mewis foi deixada solta na pequena área, numa das raras falhas da defesa lusa, e não perdoou, cabeceando para fora do alcance de Inês Pereira, depois de um canto na esquerda de Christen Press.

Esse lance foi, na prática, tudo o que separou Portugal da melhor selecção mundial, que dominou o encontro de princípio ao fim, mas teve grandes dificuldades em criar ocasiões claras, face a uma selecção lusa muito compacta e solidária.

A guarda-redes lusa Inês Pereira acabou por ser, ainda assim, a principal figura do encontro, com várias defesas de classe, com as mãos e os pés, nas poucas vezes que as anfitriãs conseguiram ultrapassar o último reduto luso.