PASSAPORTE PORTUGUÊS MANTÉM-SE NO ‘TOP 10’ DOS MAIS COBIÇADOS DO MUNDO
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
De acordo com o índice ‘Henley & Partners’, compilado nos Estados Unidos, o passaporte português continua entre os 10 melhores do mundo. Agora actualizado, o índice mantém Portugal na 6.ª posição global – à frente de potências como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha e de países como a Suíça e a Bélgica [https://www.henleyglobal.com/passport-index].
O passaporte português entrou para a lista pela primeira vez em 2006, directamente para o 7.º lugar; em 2008 e 2009 chegou mesmo a estar na 2.ª posição e em 2015 na 3.ª.
O índice é elaborado em parceria com a IATA (International Air Transport Association) e tem em conta o número de países que podem ser visitados sem a necessidade de visto de entrada. O índice inclui 199 nações e 227 destinos de viagem.
No ranking de 2021, Portugal surge com 188 países a que o passaporte dos seus cidadãos tem acesso em necessidade de visto de entrada para efeitos turísticos.
Nas Américas, os turistas portugueses têm entrada em praticamente todos os países sem necessidade de visto – muito embora para os EUA e Canadá se exija o documento ESTA (um documento electrónico para autorização de viagem obtido junto das autoridades consulares desses países).
O Japão está este ano no topo da lista, com o seu passaporte a dar acesso livre de visto 193 países; nos 5 de topo, seguem-se Singapura (2.º), Coreia do Sul e Alemanha (3.º), Itália, Finalândia, Espanha e Luxemburgo (4.º) e Dinamarca e Áustria (5.º).