PELA 1.ª VEZ, PONTE NOVA-IORQUINA SOBRE O RIO HUDSON VAI ILUMINAR-SE COM AS CORES DE PORTUGAL
Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque
A Ponte Governador Mario M. Cuomo, que liga South Nyack (condado de Rockland) a Tarrytown (Westchester), vai pela primeira vez iluminar-se com as cores da bandeira de Portugal. A cerimónia inédita decorrerá a 10 de Junho próximo (a um sábado), marcando assim a passagem do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no estado de Nova Iorque.
De acordo com Tony Castro, procurador de justiça no bairro de Bronx e presidente emérito da NYPALC (New York Portuguese-American Leadership Council), que negociou a iniciativa com as autoridades do estado, a estrutura de engenharia deverá ser iluminada por volta das 8:30 PM, mantendo-se com as cores portuguesas ao longo dessa noite.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O programa do 10 de Junho começará por volta das 6:00 da tarde na sede do Portuguese-American Cultural Center de Tarrytown (PACC), que está localizado junto à estação ferroviária local (145 Franklin Street), onde haverá cometeres-e-beberetes; pelas 7:30 PM haverá uma cerimónia especial com a participação da cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, e de outras entidades portuguesas e norte-americanas, fazendo-se inclusive o içar das bandeiras
A Ponte Governador Mario M. Cuomo, cujo construção arrancou em 2013 (apesar de só ter sido inaugurada 4 anos depois), tem 4.989 metros de comprimento (5 quilómetros) e custou 3,9 mil milhões de dólares. Substituiria a antiga Tappan Zee Bridge, tendo sido baptizada com o nome do 52.º governador do estado de Nova Iorque, Mario M. Cuomo, que exerceu o cargo de 1983 a 1994.
O programa do 10 de Junho começará por volta das 6:00 da tarde na sede do Portuguese-American Cultural Center de Tarrytown (PACC), que está localizado junto à estação ferroviária local (145 Franklin Street), onde haverá cometeres-e-beberetes; pelas 7:30 PM haverá uma cerimónia especial com a participação da cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, e de outras entidades portuguesas e norte-americanas, fazendo-se inclusive o içar das bandeiras.
Seguidamente, os presentes deslocam-se para o Pierson Park, junto ao rio Hudson, de onde se poderá observar a iluminação da ponte, naquele que será um momento inédito nas comemorações do 10 de Junho no “Estado Império”.