Pela primeira vez desde o verão, taxa de positividade em Newark mais baixa do que taxa de positividade no estado. Maior abertura económica será uma realidade num par de semanas.

Pela primeira vez desde o verão a taxa de positividade de casos de Covid-19 determinada em três dias consecutivos e menos na cidade de Newark do que no estado de New Jersey.

Esta informação foi alcançada pelo mayor da cidade, Ras Baraka e tem por base os dados contabilizados entre 10 e 13 de Fevereiro. Se esta tendência se mantiver nas próximas duas semanas, “uma maior abertura económica, nomeadamente a possibilidade de os restaurantes e estabelecimentos do género poderem abrir até mais tarde será uma realidade”

Ras Baraka na sua comunicação referiu um longo processo, “tivemos uma taxa de positividade na ordem dos 25% em toda a cidade, atingimos em vários bairros como o Ironbound taxas de infecção na ordem dos 41.5%, foi um longo caminho mas valeu a pena, agora temos que manter esta tendência, peço aos donos de negócios, aos empresários que se sentem muitas vezes injustiçados que trabalhem assim mais duas semanas, pois se esta tendência  continuar  iremos permitir que esses restaurantes e estabelecimentos possam seguir as normas em vigência no estado. Newark era um caso à parte devido às nossas características e demografia, mas hoje estamos felizmente melhor, o que não quer dizer que não tenhamos que continuar a trabalhar e a perseguir um objectivo”.

 Ras Baraka referiu ainda a necessidade de mais vacinas e de todos os residentes se vacinarem, “esta pandemia tem alterado as nossas vidas e os residentes de Newark têm sido dos mais impactados desde o dia em que foi anunciado o primeiro caso na cidade. Agora que atingimos um marco importante temos que ter a certeza que todos, e principalmente as minorias têm acesso à vacina, a única solução para esta pandemia. Somente 7% das vacinas administradas pelo condado de Essex foram para residentes de Newark e temos que ter a certeza que a grande maioria dos nossos residentes é vacinado , o mais rápido possível, pois somente assim podemos estar em melhor posição e tornear esta pandemia que marca o mundo”.