Pela primeira vez em quase 10 anos, o NJ Transit propõe subida de preços
O NJ Transit anunciou esta quarta-feira através de um comunicado que tem previsto, se posteriormente estas forem aceites durante as audiências públicas agendadas, subidas nos valores de utilização dos seus meios de transporte.
O aumento proposto sucede-se após as estimativas preliminares para o ano fiscal de 2025 apresentarem um défice orçamental de 119 milhões de dólares.
O aumento proposto é de 15% dos preços já praticados, entrando em vigor já a partir do dia 10 de Julho deste ano. Prevê-se ainda de seguida um aumento anual de 3% logo após o dia 1 de Julho de 2025.
Se esta proposta for aprovada, será a primeira vez em quase uma década em que o NJ Transit aumenta suas tarifas.
De acordo com a empresa, desde 2015 que se conteve no que toca aos aumentos de tarifas, tendo antes adicionado mais serviços em 100 rotas de autocarros.
Desde então, a inflação aumentou mais de 30%, o que afetou o custo operacional, os serviços contratados, os aumentos salariais contratuais de cerca de 10 mil dos funcionários e os custos com a saúde dos mesmos (tendo este último aumentando 47% durante o mesmo período).
Além da inflação os custos para o funcionamento dos serviços de autocarros e comboios também subiram.
A proposta prevê ainda a preservação dos serviços nos níveis actuais no próximo ano, mas não oferece garantias para os anos seguintes – o que significa que pode haver cortes nos serviços no futuro.
Ficam alguns exemplos dos aumentos propostos:
– Nos autocarros (locais e que circulam em apenas uma zona) actualmente é cobrado $1.60 por um bilhete de ida, passando a custar $1.80;
– Os autocarros interestado, com destino ao Port Authority Bus Terminal: saindo de Jersey City, passará de $3.50 para $4, e no caso de Toms River, de $21.25 para $24;
– Uma viagem de ida no ‘Newark Light Rail’ passa de $1.60 para $1.80;
– No caso dos comboios, por exemplo, numa viagem de Princeton até à Penn Sation em Nova Iorque, deixará de ser cobrado $16 para $18.40, e no caso de uma viagem da Filadélfia até Pennsauken, $4.25 passaram a ser $4.85.
O NJ Transit também afirmou que tem vindo a passar por melhorias desde o ano de 2018, incluindo a introdução de uma nova aplicação telefónica actualizada, novas tecnologias de pagamento de tarifas, melhorias seu serviço ‘Access Link’ e graduou mais de 2.300 novos condutores de autocarros.
Mesmo que os números de passageiros tenha atingido 80% dos níveis pré-pandémicos, a verdade é que a empresa já sabia há muito que iria ter de propor subidas de preços, visto que se encontra no 5.º ano consecutivo abaixo dos números pré-Covid, o que resultou na perda de 2 bilhões de dólares.