Pentágono diz que fuga de documentos coloca “risco muito grave” de segurança

A fuga de documentos classificados norte-americanos, designadamente relacionados com a Ucrânia e que na sua maioria parecem autênticos, coloca um risco “muito grave” para a segurança nacional dos EUA, considerou o Pentágono.

O facto de estes documentos estarem a circular na internet implica “um risco muito grave para a segurança nacional e podem potencialmente alimentar a desinformação”, indicou aos ‘media’ Chris Meagher, um porta-voz do ministério da Defesa norte-americano.

“Prosseguimos a investigação sobre a forma como tudo isto aconteceu, e ainda a amplitude do problema. Foram adotadas medidas para analisar a forma como este género de informação foi distribuída e a quem”, acrescentou.

Um fluxo contínuo de fotografias e documentos classificados foram revelados nos últimos dias através do Twitter, Te-legram, Discord e outros meios digitais, apesar de alguns circularem em linha durante semanas sem atraírem a atenção mediática.

O porta-voz do Pentágono escusou-se pronunciar sobre a sua autenticidade, assegurando que uma equipa do ministério estava a tentar determinar a sua origem, mas reconheceu que as fotos difundidas parecem conter informações sensíveis.