PERIGO NO AR: Brasileiros unem-se à campanha: “Cerol é uma arma” no Ironbound
Empinar papagaios, ou pipa, é uma actividade milenar muito atraente, que voa como a imaginação das crianças e adultos, que viram as costas para o vento e manobram seu brinquedo preso a uma linha, nas alturas. Ao redor do mundo, existem inclusive campeonatos que deixam o céu lindo e colorido. Exactamente devido às estas competições, foi inventado o “cerol” ou a “linha chilena”, uma mistura de cola e vidro moído que envolve a linha e corta a linha do adversário, assim eliminando-o da competição.
. Uso ilegal:
Infelizmente, esta prática ganhou adesão entre adolescentes e adultos, que fizeram de uma inocente brincadeira, uma arma perigosa que chegou a degolar muitas pessoas e, por isso, passaram a ser rigorosamente proibidas pelas autoridades. Apesar desta proibição, a prática continua activa e, somente no Brasil, provoca mais de 100 mortes por ano. As principais vítimas são motociclistas e ciclistas, causando também danos à rede eléctrica.
. Cerol fez uma vítima:
Recentemente, uma criança foi vítima desta actividade, quando brincava no Ironbound Recreation Center, localizado na Saint Charles St., provocando um corte de aproximadamente 5 centímetros no seu pescoço, quando andava numa “trotinete” (patinete elétrico). Isto causou a fúria das mães que levam os seus filhos pequenos frequentemente para brincarem no parque, mas poucas delas tinham conhecimento da existência do cerol e dos seus perigos, uma actividade muito comum no Brasil.
. Mães revoltadas:
A brasileira Ariane F. Bueno, que conhece muito bem os perigos que isto representa, moradora na rua do parque e frequentadora assídua com o seu filho pequeno, interviu e encabeçou um movimento de protecção ao parque, organizando a “Caminhada da Consciência” com outras mães, que ali frequentam com seus filhos para alertar sobre este e outros problemas que têm observado no local.
. Penalidades:
Na tarde de domingo, 30 de Outubro, durante a caminhada, muitas mães portando cartazes com dizeres “Cerol é uma arma”, “Cerol corta vidas” e outras frases de ordem. O director do parque e o vereador Michael tomaram conhecimento da gravidade do problema. Posteriormente, ficaram determinadas novas regras e estipularam multa de $1 mil para o indivíduo que for flagrado usando cerol em se houver alguma vítima, poderá haver punição de até 3 anos de prisão, neste ou em qualquer outro parque da cidade.
. Falta de segurança no local:
As mães aproveitaram a oportunidade para solicitar câmaras de segurança e policiamento mais ostensivo, pois outras actividades ilegais como rachas (corrida de carro) em frente ao parque, e, inclusive, a venda de drogas para adolescentes nas imediações do parque têm sido observadas.