Pesquisa: Newark é a 2.a melhor cidade dos EUA para residir sem automóvel

Há muitas razões para os proprietários de automóveis utilizarem transportes públicos, dizem os defensores do meio-ambiente, entre elas o tempo longo de viagem, preço alto do combustível e poluição do ar. Newark foi considerada umas das melhores metrópoles do país com relação à mobilidade urbana.

Na terça-feira (13), a empresa CoworkingCafe divulgou uma lista dos “melhores lugares para viver sem um automóvel”. No estudo, somente uma cidade ficou à frente de Newark (NJ): Boston (MA), seguida por New York City, Washington-DC e San Francisco (CA).

O estudo avaliou 331 cidades nos EUA, todas com população acima de 100 mil habitantes. Os pesquisadores classificaram as cidades levando em conta vários factores, como a porcentagem da população que utiliza transporte público e aqueles que locomovem-se a pé, bicicleta, taxi, motocicleta ou veículos similares. Os pesquisadores também avaliaram a densidade das vias para ciclistas, assim como o valor médio das tarifas para adultos nos transportes urbanos, entre outras medidas.

Aproximadamente, 21.4% dos passageiros em Newark utilizam o transporte público, com 5% a 4% caminhando. Há quase 10 estações de transportes públicos por milha quadrada em Newark, o índice mais alto de todas as cidades avaliadas pelo estudo. Os números na Brick City são quase o dobro da média estadual, com cerca de 11% da população em New Jersey utilizando transporte público, segundo dados recentes do Censo.

O transporte público na maior cidade do Estado Jardim não limita-se a aviões, ônibus e trens. Em Maio, as autoridades de Newark anunciaram que o programa municipal de transporte envolvendo patinetes (scooters) e bicicletas totalizou 1 milhão de viagens, iniciado em 2021. O programa “NewarkGo” totalizou quase 75 mil passageiros. As duas companhias que operam o serviço, “Bird Rides” e “Veoride”, dispõem de aproximadamente 2 mil patinetes (scooters) e bicicletas disponíveis como parte do programa.

Conforme o “mayor” Ras Baraka, há planos para manter permanentemente o “NewarkGo” e ele exaltou a melhora no tráfego, estacionamento e qualidade do ar, decor- rentes do uso dos veículos alternativos.

“Newark tem estado no pior lado da injustiça contra o meio-ambiente há várias décadas, entretanto, estamos buscando soluções de vanguarda tendo em vista a preservação do planeta”, concluiu Baraka.