Pessoas com ordem de prisão devido a multas de trânsito ou crimes menores, com valores inferiores a 500 dólares, não serão detidas em Newark, excepto se é um crime de violência doméstica.

O mayor de Newark Ras J. Baraka, e o director de segurança pública Brian A. O’Hara anunciaram uma serie de medidas temporárias para pessoas com mandatos de detenção na cidade devido a crimes menores ou infracções de transito com coimas inferiores a 500 dólares não serão detidos quando devidamente identificados pelo departamento de polícia.

“Muitas pessoas estão a passar por contratempos financeiros devido ao COVID-19, e queremos diminuir as suas preocupações, e não agravar a sua situação, especialmente durante um momento já difícil e de elevado stress nas suas vidas”, referiu Ras Baraka. “Não estamos a esquecer os mandatos pendentes; estamos simplesmente a estender a cortesia apropriada e exigida durante esta pandemia. E eu acredito que é especialmente crítico que haja uma redução de as pessoas terem encontros negativos com a polícia por causa de crimes menores.”

“A polícia vai continuar a parar os indivíduos com multas de trânsito pendentes e ou mandado de detenção pendentes, mas se essas coimas são inferiores a 500 dólares esses indivíduos não serão detidos”, adiantou o director O’Hara. “esses indivíduos não serão presos. Vamos documentar o encontro, informar o indivíduo sobre o mandato e o que ele precisa fazer para resolvê-lo; e a pessoa será deixada em liberdade. Isso permitirá que os policias permaneçam nas ruas, nos bairros onde a sua presença é necessária. A última coisa que as pessoas precisam agora é perder tempo e possivelmente perder o seu emprego devido a uma pequena ofensa”, concluiu.

De acordo com esta medida temporária, qualquer pessoa que seja interceptada com um mandado de trânsito pendente ou mandado de detenção inferiores a 500 dólares não relacionado a casos de violência doméstica, não será presa. Quando os policias mandarem parar uma pessoa nessa situação, irão preencher um relatório, incluindo o número do mandato pendente, acusação criminal, data de emissão, município do mandato, valor da fiança e endereço actualizado e número de contacto da pessoa procurada.  Os infractores serão informados para resolver o mandato pendente o mais rápido possível. Esses relatórios serão encaminhados para o Tribunal Municipal de Newark.

O director O’Hara referiu ainda que todos os membros do departamento e Divisão de Polícia de Newark devem seguir este procedimento temporário imediatamente e até novo aviso.

Esta situação está a levantar muita preocupação na cidade de Newark e no seio dos seus residentes, já que os índices de crime continuam a aumentar e com medidas como esta menos pessoas estão presas. Os residentes invocam também que este tipo de multas deveriam ser resolvidas de modo também a aliviar a carga fiscal, algo que vai ter tendência a manter-se e a agravar a situação daqueles residentes que cumprem com a lei, mas que estão também a passar por dificuldades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *