Petroleiros russos desaparecem do mapa ao largo dos Açores
Os navios petroleiros russos têm desaparecido de vista cada vez com mais frequência em pleno Atlântico, desde o início da aplicação de sanções contra o regime russo por parte de vários países ocidentais.
Apenas nos últimos dez dias, três embarcações desligaram os seus sistemas de transmissões e desapareceram dos radares ao largo do arquipélago dos Açores, avança a Bloomberg.
Embora não seja claro qual o motivo que levou as embarcações a desligarem os sistemas que permitem a sua identificação, os regulamentos internacionais exigem que navios como os petroleiros mantenham os seus transmissores quase sempre ligados, suspeita-se que estes navios estejam a transferir a sua carga para outras embarcações, para que os compradores do petróleo o possam fazer da forma o mais anónima possível.
Recorde-se que, no final de Maio, o navio Zhen I transferiu a sua carga para o supernavio Lauren II a 300 milhas náuticas da ilha da Madeira, a cerca de 100 milhas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal.