Pianista Maria João Pires apresenta ciclo “Schubertiades” na Pilharmonie de Paris

A pianista Maria João Pires apresenta em Paris o ciclo Schubertiades, dedicado à música de Franz Schubert, e composto por quatro concertos.

Nos quatro concertos desenhados pela mesma e juntamente com Judite da Silva Gameiro “são apresentados ‘lieder’ [canções de câmara de tradição alemã], peças para piano e obras-primas da música de câmara” que convidam a uma viagem o mais próximo do íntimo, como se pode ler na página oficial do espectáculo.

Maria João Pires apresenta-se nestes espectáculos rodeada de novos e velhos amigos, como o violoncelista António Meneses e o pianista Júlio Resende, que vai improvisar sobre temas de Schubert, entre outros.

O ciclo Schubertiades é realizado em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde ainda este mês serão também realizados concertos. Os mesmos estão marcados para os dias 21, 22 e 23 de Setembro e estão todos com lotação esgotada.

Maria João Pires nasceu em Lisboa, em 23 de Julho de 1944. É a mais internacional e reputada dos pianistas portugueses, com um percurso artístico que remonta a finais dos anos de 1940, quando se apresentou pela primeira vez em público, aos quatro anos.

Entre os prémios conquistados pelo seu talento artístico estão o prémio do Conselho Internacional da Música, pertencente à organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 1970) e o Prémio Pessoa (1989).