Pilotos da TAP convocam greve para 9 de Agosto
A assembleia geral do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil decidiu convocar um dia de greve na operação da TAP para sábado, 9 de Agosto.
A assembleia geral do Sindicato dos Pilotos durou cerca de seis horas.
O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), Jaime Prieto, tem falado em “colapso” e “instabilidade operacional” na TAP. Em declarações ao Expresso, há cerca de um mês, afirmava que os pilotos têm “partilhado as dores de crescimento da companhia e voado além do que lhes é pedido (em dias de férias e folgas)”.
E dizia que, “sem reconhecimento”, essa boa vontade tinha chegado ao fim – o Acordo de Empresa é para respeitar, defendia, pelo que os pilotos não voariam mais do que está definido.
Entretanto, Fernando Pinto, administradopr da transportadora já veio explicar que a presente situação tem prejudicado a Imagem da TAP e que a empresa está afazer todos os possíveis para resolver a situação remetendo a responsabilidade para o facto de ainda não terem sido entregues os aviões quer a companhia adquiriu explicando que as grandes empresas têm momentos menos positivos nos seus percursos e que a TAP passou por “um período crítico no último mês”.
Sobre a anunciada greve Fernando Pinto disse: “Não podemos deixar que o movimento sindical afete a imagem da empresa”, avançou ainda. Dos 14 pontos apresentados pelo sindicato antes da marcação da greve, a TAP conseguiu um consenso em 12 deles mas não foi o suficiente para deter os pilotos na paralisação, explicou.