PLAY-OFFS’: Portugal é cabeça-de-série

A selecção portuguesa de futebol vai ser cabeça de série no sorteio dos ‘play-offs’ europeus de apuramento para o Mundial2022, depois de ter fechado o Grupo A no segundo lugar, após derrota caseira com a Sérvia (1-2).

Com os 17 pontos somados, o conjunto das ‘quinas’ já sabe que vai partilhar esse estatuto com a Rússia, segunda classificada do Grupo H, com 22 pontos – 16 nas contas dos segundos colocados, que não incluem os resultados com os sextos.

Além de Portugal e da Rússia, já há mais seis selecções garantidas nos ‘play-offs’, sendo que duas delas já estão certas na ‘rota’ lusa, mais precisamente a Áustria, qualificada via Liga das Nações, e a Macedónia do Norte, segunda do Grupo J.

Estas duas formações estão certas no Pote 2.

No sorteio dos ‘play-offs’, marcado para 26 de Novembro, as selecções vão ser divididas em três ‘caminhos’, e em cada qual serão jogadas meias-finais e final, com o vencedor de cada um a qualificar-se para a fase final: três, de 12 selecções.

Nas meias-finais, em 24 e 25 de Março de 2022, os cabeças de séries vão jogar em casa numa eliminatória a um só jogo e, nas finais, também em jogo único, em 28 e 29 de Março, o anfitrião será sorteado.

A selecção vai disputar pela quarta vez o acesso a uma grande competição em ‘play-offs’, sendo que desta vez terá de ultrapassar dois adversários, a uma mão, para chegar ao Mundial de 2022.

Na corrida aos Mundiais de 2010 e 2014 e, pelo meio, ao Europeu de 2012, Portugal só chegou às respectivas fases finais depois de ultrapassar um ‘play-off’, com a Bósnia-Herzegovina nas duas primeiras edições e face à Suécia na última.

Em Novembro de 2009, a selecção lusa jogou o acesso ao Mundial de 2010 face aos bósnios e começou com um triunfo por 1-0 na Luz, selado pelo central Bru-no Alves, aos 31 minutos.

Dois anos volvidos, o cenário repetiu-se, sendo que, desta vez o ‘play-off’ com a Bósnia-Herzegovina começou a ser jogado em Zenica, onde se registou um ‘nulo’.

Na Luz, em 15 de Novembro de 2011, a selecção lusa não teve, porém, dificuldades, em conseguir o apuramento, materializado com uma goleada por 6-2, obtida com ‘bis’ de Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga e tentos de Nani e Miguel Veloso.

Para não variar, na qualificação seguinte, para o Mundial de 2014, Portugal também não conseguiu dispensar os ‘play-offs’, sendo que, desta vez, o adversário foi a Suécia.