PÓLEN: Antecipada época das alergias devido às alterações climáticas
Investigadores da Alemanha verificaram que a estação do pólen está a durar mais tempo e a começar mais cedo de ano para ano devido às alterações climáticas.
Os investigadores afirmaram que o aumento das temperaturas faz com que as flores floresçam mais cedo, enquanto níveis mais elevados de CO2 provocam a produção de mais pólen, o que faz com que as alergias sazonais se manifestem cada vez mais cedo.
Os investigadores analisaram os efeitos das alterações climáticas na estação do pólen ao longo do tempo e verificaram que esta aumentou até 20 dias nos últimos 30 anos, pelo menos nos Estados Unidos da América e no Canadá.
A investigação estudou também o transporte de pólen na Baviera, na Alemanha, a fim de compreender melhor como a estação do pólen mudou ao longo do tempo.
Os investigadores descobriram que certas espécies de pólen, tais como as de aveleiras e amieiros, avançaram o início das suas estações até 2 dias por ano, durante um período de 30 anos e que outras espécies, que tendem a florescer mais tarde, tais como bétulas e freixos, libertaram pólen 0,5 dias mais cedo em média todos os anos, ao longo desse mesmo período de tempo.