Politécnico do Cávado e Ave inaugura nova residência estudantil em Barcelos
O Politécnico do Cávado e do Ave, com sede em Barcelos, inaugurou a sua primeira Residência de Estudantes. Na cerimónia, entre outras individualidades, marcaram presença o Primeiro-Ministro, António Costa, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes e a Presidente do Politécnico, Maria José Fernandes.
No uso da palavra, o Primeiro-Ministro anunciou que todas as residências estudantis previstas estarão prontas até 2026, sublinhando a importância da concretização desses projectos, no colmatar da falta de alojamentos que era a maior barreira no acesso ao ensino superior. António Costa vincou também que, neste século, a taxa de frequência no ensino superior em Portugal é superior à registada na União Europeia, o que constituiu um factor de confiança para o futuro do nosso país. O Primeiro-Ministro destacou, ainda, a diversificação da oferta educativa como uma vantagem para os alunos que assim têm mais oportunidades de escolha. Mário Constantino, Presidente da Câmara de Barcelos, sublinhou a importância do Politécnico no processo de desenvolvimento do território, afirmando que o IPCA habituou os barcelenses a inaugurar uma obra todos os anos. O autarca destacou o excelente trabalho do Politécnico, que sediado em Barcelos, está acima da média local, regional e nacional.
A anfitriã da cerimónia, a Presidente do Politécnico do Cávado e do Ave, Maria José Fernandes, sublinhou a importância de mais este este dia histórico, já que o Politécnico era a única instituição do ensino superior em Portugal sem residência universitária. Maria José Fernandes reafirmou os valores e os compromissos da instituição que dirige com a formação superior, abordou a questão da alteração do nome do IPCA que agora se designa simplesmente Politécnico do Cávado e do Ave, terminando a anunciar o novo complexo B-CRIC, que será inaugurado em Setembro. Esta é a primeira Residência de Estudantes do IPCA, estando prevista para 2025 a abertura de uma segunda.