POLÓNIA: Fernando Santos no comando

O treinador português Fernando Santos, campeão europeu em 2016 com Portugal, vai ser o novo seleccionador da Polónia, anunciou ontem o presidente da Federação Polaca de Futebol.

Depois de na sexta-feira passada ter sido dada como certa a contratação de Paulo Bento para o cargo, eis que Fernando Santos assume a terceira selecção da carreira depois de Portugal e Grécia.

A federação polaca volta, assim, a apostar num treinador português para conduzir os destinos da selecção, depois de Paulo Sousa ter estado no cargo em 2021, acabando por sair para orientar os brasileiros Flamengo, numa decisão muito contestada pelos dirigentes polacos.

Santos, de 68 anos, substitui no cargo Czeslaw Michniewicz, que conduziu a selecção polaca no Mundial2022, no Qatar, no qual acabou por ser eliminada nos oitavos de final pela França, finalista vencido da competição.

O português comandará uma equipa liderada pela ‘estrela’ do FC Barcelona Robert Lewandowski, o máximo goleador (78 golos) e mais internacional (138 jogos) pela selecção, que tem como grandes feitos dois terceiros lugares em campeonatos do Mundo, em 1974 e 1982, além do título olímpico de 1972.