População mundial deve chegar aos 8 mil milhões a 15 de Novembro de 2022
A população mundial deve chegar aos 8 mil milhões de pessoas até 15 de Novembro deste ano, de acordo com uma estimativa do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas.
Segundo a projecção, a Índia ultrapassará a China, tornando-se o país mais populoso do mundo já em 2023.
As Nações Unidas assinalaram na segunda-feira o Dia Mundial da População, que foi proclamado e adoptado pela Assembleia-Geral da organização a 21 de Dezembro de 1990.
Antecipar o nascimento da pessoa que fará a população chegar aos 8 mil milhões na Terra”, é “um lembrete da nossa responsabilidade de cuidar do planeta e um momento para reflectir como ainda estamos aquém nos nossos compromissos de uns para com os outros”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em comunicado, sem citar casos específicos. É também “um momento para celebrar a nossa diversidade, reconhecer a nossa humanidade comum e para nos maravilharmos com os avanços na saúde, que prolongaram a expectativa de vida e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materna e infantil”.
De acordo com o departamento da ONU responsável por tais previsões, a população mundial está a crescer a um ritmo mais lento desde 1950.
Tendo sido observada uma diminuição da natalidade em vários Estados ditos desenvolvidos, mais de metade do aumento esperado da população nas próximas décadas deverá concentrar-se em oito países, segundo o departamento da ONU, que identificou a República Democrática do Congo, o Egipto, a Etiópia, a Índia, a Nigéria, o Paquistão, as Filipinas e a Tanzânia.