“Por enquanto não vamos deixar as máscaras”

“Quem atende os clientes na minha pastelaraia usa sempre máscara ainda que não seja obrigatório.”

Não é obrigatório usar máscara nos estabelecimentos comerciais no estado de New Jersey, contudo existe o aconselhamento médico-sanitário para que se use em espaços fechados mantendo o distanciamento. Na sua maioria os espaços fechados diminuíram as restrições, sobretudo os restaurantes, cafés e pastelarias uma vez que a obrigatoriedade já não existe.

O Luso-Americano fez um périplo pelos vários estabelecimentos e verificou que houve uma desistência maçiça no uso de máscaras, não obstante muitos clientes ainda a usem.

Falámos com Raquel Nascimento do Pão da Terra em Newark onde todos os funcionários são obrigados a usar máscara.

“Não sei se é aconselhável deixar de usar uma vez que as variantes ainda nos assustam e por isso exigo o uso de máscaras aos meus funcionários,” disse.

“Quando atingirmos a imunidade de grupo é natural que alteremos a nossa forma de atender os clientes, mas por enquanto penso que ainda é cedo,” referiu. Para concluir, Raquel Nascimento mencionou um exemplo recente. “Apareceu aqui uma candidata a um trabalho que se encontrava há seis dias nos Estados Unidos e me disse que ainda não tinha sido vacinada. Eu não a aceitei. Lamento, mas zelo pela segurança dos nossos clientes e trabalhadores,” concluiu.

Noutros estabelecimentos comerciais que visitámos quem serve, serve sem máscara. “Se os clientes entram sem máscara, nós fazemos o mesmo” referiu ao Luso um empregado de mesa de um conhecido restaurante do Ironbound.