Porto: Mural alusivo ao 25 de Abril é vandalizado antes da inauguração

O mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril, localizado na Maia, foi vandalizado durante a noite de quarta-feira, com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal da Maia, assegurou que a obra, de autoria de Regg Salgado e Mariana Santos e encomendada pelo município no âmbito do Programa Cultural das Comemorações, ia ser inaugurada como planeado.

Numa publicação na sua página do Facebook, o vereador da Cultura daquela autarquia, Mário Nuno Neves, descreveu que foram feitas pichagens “de louvor ao ditador António Oliveira Salazar e com outras frases fascistas”.

“Quando a Liberdade que Abril nos concedeu é usada com inteligência, os portugueses elevam- se. Quando a mesma é usada com estupidez, com foi neste acto de vandalismo, todos nós nos apoucamos”, escreveu Mário Nunes Neves.
O vereador reforçou ainda o convite à pulação para que comparecesse à inauguração do Mural: “Que a presença de todos signifique um claro repúdio a actos praticados por quem com a História nada aprendeu”.

“O som da Revolução”, como foi denominada,”é uma impactante manifestação artística”, com 420 metros quadrados, na qual os artistas “quiseram fazer uma homenagem aos milhares de pessoas que fizeram a revolução acontecer e que continuam até aos dias de hoje a lutar e a zelar pela liberdade”, segundo a autarquia da Maia.

A pintura integra uma pessoa a segurar num rádio, pois foi exactamente na rádio que se ouviram as senhas que secretamente deram o sinal para o início da revolução.

Outras áreas do mural mostram multidões que se juntaram, na rua, para apoiar e celebrar a revolução durante o 25 de Abril e nos dias e semanas que se sucederam, um pouco por todo o país.

“Esta obra pretende enaltecer a população que fez parte da revolução pois foi exactamente pela sua adesão em massa ao movimento, que a reacção do regime foi praticamente inexistente, tornando o 25 de Abril talvez a revolução mais pacífica da história”, aponta ainda a Câmara Municipal da Maia.