Portugal e Espanha em “Exercício Transfronteiriço”
O Comando Territorial da GNR e a Guardia Civil de Espanha, testaram, com sucesso, as capacidades de resposta conjuntas, durante um exercício que começou no Sabugal e terminou em território espanhol.
O exercício começou no Sabugal, no distrito da Guarda, com a simulação de um furto numa residência, por dois indivíduos que se puseram em fuga num carro, em direcção a Espanha.
Após o alerta, o veículo seguiu para Espanha, com passagem pela vila do Soito (Sabugal), após “furar” uma primeira barreira de segurança em território nacional.
Os “suspeitos” foram detidos, pelas 11:30, já em território espanhol, na localidade de Puebla de Azaba, a poucos quilómetros de distância da linha de fronteira.
O exercício de cooperação policial, realizado no âmbito das operações transfronteiriças ao abrigo do acordo Schengen, teve como finalidade “exercitar, testar e implementar as capacidades de resposta de ambas as forças de segurança nas perseguições policiais transfronteiriças”.
O simulacro pretendeu também testar as comunicações entre a GNR e Guardia Civil, com a finalidade de contribuir para a melhoria de procedimentos para intervenção em situações reais, segundo a GNR.
No exercício transfronteiriço realizado foram empenhadas sete patrulhas da GNR, uma do Destacamento de Trânsito e outra do Destacamento de Intervenção da Guarda e três da Guardia Civil espanhola.
Foi o quinto exercício do género realizado pela GNR da Guarda e pela Guardia Civil de Salamanca (Espanha) e o primeiro deste ano. As duas entidades preveem realizar outra actividade, no final do ano, em território espanhol.