Portugal entre os mais atrasados da UE na primeira dose da vacina
Mais de 8,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas na União Europeia desde o início da vacinação, tendo Portugal das percentagem mais baixas no que toca à primeira dose.
Em causa está um sistema de monitorização online publicado esta segunda-feira pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, tendo como base a informação actualizada dada àquela agência europeia pelos países, que revela que até hoje foram administradas 8.230.414 vacinas contra a covid-19 na UE e no Espaço Económico Europeu.
No que toca a Portugal, o país tem das percentagens mais baixas relativamente à administração da primeira dose, ao fixar-se nos 1,6%, apenas superado pelos Países Baixos (1,5%), Letónia (1,1%), Chipre (0,9%) e Eslováquia (0,5%). Para a Dinamarca não é apresentada qualquer percentagem.
Segundo os dados do ECDC, Portugal já recebeu 338.290 doses de vacinas contra a covid-19, tendo administrado 166.658 para a primeira dosagem, isto tendo de novo por base a informação prestada à agência europeia (os países apenas têm obrigação de notificar a estrutura a cada 15 dias).
Numa informação publicada há uma semana pela Direcção-Geral de Saúde nas redes sociais, era indicado que tinham sido, até essa data, administradas 249.891 vacinas em Portugal, número que incluiria a primeira e a segunda dose.
Nos dados esta semana publicados pelo ECDC, a liderar a lista de países mais avançados na primeira dose da vacinação contra o SARS-CoV-2 está a Irlanda (11,5%), Islândia (3,8%), Malta (3,7%), Finlândia (3,1%), Eslovénia (3%) e Polónia (3%).
De momento, estão a ser administradas na UE as vacinas da Pfizer- BioNtech, que está a ser utilizada desde final de Dezembro passado, e a da Moderna, em uso desde meados deste mês no espaço comunitário, ambas assentes na tecnologia do ARN mensageiro