Portugal: Fenprof adere à greve nacional de 27 de Outubro 

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai aderir à greve nacional de 27 de Outubro e admite avançar para novas formas de luta juntamente com outras estruturas sindicais, como um novo ciclo de greves por distritos. 

“Porque os professores também são vítimas das medidas que penalizam todos os outros portugueses, a Fenprof decidiu participar, aderindo e emitindo um pré-aviso de greve, para a greve de 27 de Outubro para toda a Administração Pública”, revelou esta sexta-feira (13) o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, durante uma conferência de imprensa em Lisboa. 

. Orçamento de 2024: 

O encontro com os jornalistas foi marcado para apresentar a avaliação da federação sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). 

Além da participação na paralisação anunciada pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, a Fenprof apelou à participação dos professores na manifestação nacional convocada pela CGTP para Lisboa e para o Porto, que se vai realizar a 11 de Novembro, para protestar contra a proposta de OE conhecida esta semana. 

Para a Fenprof, a proposta de OE para a educação “limita-se a garantir serviços mínimos em educação”, já que falta investimento, disse Mário Nogueira, acusando o Governo de fazer “contas de merceeiro”.