PORTUGAL. José Cesário volta a Secretário de Estado das Comunidades – pela quarta vez
O Presidente da República aceitou na ontem, quinta-feira, a lista de 41 secretários de Estado proposta pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, para o XXIV Governo.
De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu do primeiro-ministro a proposta do conjunto de secretários de Estado, que aceitou.
A posse dos secretários de Estado fez-se hoje, sexta-feira, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
O primeiro-ministro e os 17 ministros do XXIV Governo Constitucional tomaram posse na terça-feira.
Para o cargo de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, afecto ao Ministério de Estado e de Negócios Estrangeiros (cuja pasta ficou para Paulo Rangel), foi empossado José de Almeida Cesário.
De acordo com o portal do PSD, José Cesário é natural de Viseu, onde nasceu a 20 de Julho de 1958. Licenciado em Administração e Gestão Escolar através de Diploma de Estudos Superiores Especializados, foi professor do Ensino Básico, membro da Direcção do Sindicato de Professores da Zona Centro e fundador da Associação Nacional de Professores do Ensino Básico.
Da III à XIII legislatura, foi Deputado à Assembleia da República, tendo sido reeleito na XIV Legislatura. Durante este período, presidiu à Subcomissão Parlamentar de Desporto na VI Legislatura, foi Secretário da Mesa da Assembleia da República na VI e VIII Legislaturas e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD na XIII Legislatura.
Assumiu o cargo de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no XV, XIX e XX Governos Constitucionais e da Administração Local no XVI Governo Constitucional.
Exerceu as funções de membro da Assembleia Municipal de Viseu e de Cinfães.
Foi Secretário-Geral Adjunto do PSD de 1988 a 1990.