PORTUGAL-REPÚBLICA CHECA: Duas vitórias depois do ‘chapéu’ de Poborsky

Portugal encontra pela quarta vez a República Checa numa fase final de um Campeonato da Europa de futebol, num historial que teve início com o lendário ‘chapéu’ de Karel Poborsky a Vítor Baía, no Euro1996, em Inglaterra.

O embate de ontem será o quarto entre as duas nações na prova, com os checos a nunca mais conseguirem repetir o sucesso de 1996, quando o mítico pontapé de Poborsky, que mais tarde viria a representar o Benfica, eliminou a selecção nacional (1-0), nos quartos de final, em Birmingham.

Portugal e República Checa voltaram a encontrar-se no Euro2008, em Genebra, na Suíça, com a equipas das ‘quinas’ a vencer por 3-1 ainda na fase de grupos, com golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma.

Novo duelo aconteceu quatro anos depois, no Europeu da Ucrânia e Polónia, com novo triunfo luso, mas por 1-0, com mais um tento de Ronaldo, nos ‘quartos’.

Mais recentemente, portugueses e checos disputaram a fase de grupos da Liga das Nações 2022/23, com a selecção nacional a vencer primeiro em Alvalade, por 2-0, com golos de João Cancelo e Gonçalo Guedes, e depois a golear em Praga, por 4-0, com um ‘bis’ de Diogo Dalot e remates certeiros de Bruno Fernandes e Diogo Jota.

A equipa das ‘quinas’ estreou-se ontem no Euro2024, em Leipzig, perante a República Checa, numa partida agendada que ainda decorria à Dora do fecho desta edição.

Além dos checos, no Grupo F, Portugal defronta ainda a Turquia (22 de junho, em Dortmund) e a Geórgia (26, em Gelsenkirchen), no torneio que está a decorrer na Alemanha.