Portugal tem mais de 136 mil milionários
O clube de milionários cresceu globalmente no ano da pandemia e Portugal não fugiu a esta tendência, contabilizando mais de 136 mil pessoas com fortunas avaliadas acima do milhão de dólares (cerca de 840.600 euros), segundo o relatório Global Wealth Report 2021, apresentado esta terça-feira pelo Credit Suisse.
Em comparação com 2019, o país passou a ter mais 19 mil milionários no espaço de um ano, registando um crescimento de 16% na parte da população que se situa no mais elevado patamar de riqueza — acima do crescimento verificado a nível mundial.
Em Portugal, cada um dos mais de 8,3 milhões de adultos tinha, em média, um património avaliado em 142,5 mil dólares (mais de 119 mil euros), mais do que no ano passado e quase o triplo da riqueza que havia em média por adulto no início do milénio. Embora a riqueza tenha aumentado de uma forma geral, o número de portugueses com património abaixo de 10 mil dólares (8,4 mil euros) também aumentou de forma expressiva: são mais de 1,9 milhões de adultos no nível de riqueza mais baixo, o que corresponde a uma subida 700 mil em relação a 2019.
De acordo com o Credit Suisse, apesar do impacto da pandemia na economia, as famílias em todo o mundo enriqueceram em 2020, sobretudo à boleia da valorização dos mercados financeiros na segunda metade do ano passado.