PORTUGUÊS BRUNO PEREIRA É CANDIDATO A CONGRESSISTA PELO DISTRITO ELEITORAL 9 DE NEW JERSEY

Por HENRIQUE MANO | News Editor

Tem 41 anos e nasceu em Anadia, distrito de Aveiro, o português que dia 5 de Novembro próximo, nas eleições gerais dos Estados Unidos da América, avança como candidato libertário a congressista pelo Distrito Eleitoral 9 de New Jersey.

Bruno Pereira, residente em North Arlington, é um dos vários candidatos ao cargo agora ocupado na Câmara dos Representantes em Washington, DC pelo veterano Bill Pascrell – eleito em 1996 e, presentemente, o segundo congressista mais idoso em funções.

Cartaz de promoção à campanha de Bruno Pereira

Importa lembrar que, desde 1983, aquando da eleição de Robert Torricelli (que, mais tarde, seria senador federal), que o Distrito Eleitoral 9 do ‘Estado Jardim’ está em mãos democratas.

Em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO, o candidato Bruno Pereira disse continuar a manter uma forte ligação a Portugal – “onde, aliás, tenho grande parte da minha família, também espalhada pela França, pelo Luxemburgo e pelo Canadá”, conta.

O candidato com a esposa e os filhos

Filho dos emigrantes António e Ercília Pereira, naturais respectivamente de Vilarinho do Bairro e Aguinho-Braga, Bruno Pereira tinha 17 anos de idade quando emigrou para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Newark. Acabaria por terminar o liceu em North Arlington, NJ, no ‘Queen of Peace’, pensando ainda “em seguir Medicina. Cheguei a matricular-me no Bloomfield College, mas, depois, os elevados custos do curso fizeram-me desistir e enveredar por uma carreira bancária”.

O candidato libertário, casado e pai de dois filhos menores, acabaria por tirar um mestrado em negócios e hoje está afecto a uma conhecida unidade bancária em New Jersey.

Pereira despertou para a política “ao aperceber-me de que as coisas, na minha perspectiva, estravam a piorar no país. Fui sempre uma mente independente, mas não prestava atenção à situação à minha volta”, explica. “Mas, com a inflação e a subida de preços, pensei nos meus filhos e no futuro do meu País e achei que deveria dar a minha contribuição”.

O português Bruno Pereira quer dar voz ao Distrito Eleitoral 9 de New Jersey na Câmara dos Representantes

Bruno Pereira concorre pela primeira vez a um cargo político e, se eleita, dará voz a largos milhares de residentes em três condados: Hudson, Passaic e Bergen. Uma região que diz “conhecer muito bem, uma vez que vivi em Kearny por muito tempo e já estou em North Arlington há 9 anos. É um lugar que ocupa um lugar muito especial no meu coração”.

O português é defensor de uma “menor intervenção do estado na vida das pessoas e no conceito de liberdade para todos”, considerando também importante “a responsabilidade fiscal. O Governo está a gastar dinheiro acima das suas possibilidades e, como consequência, temos uma inflação fora de controlo”, opina.

Quer combater as dívidas que os estudantes contraem ao optar pela formação universitária e exige “honestidade e transparência por parte dos políticos”.

Sobre as eleições presidenciais, afirma que a vice-presidente Kamala harris deveria ter passado pelo processo das primárias e, quando a Trump, “foi a escolha que as pessoas fizeram”.

Se não for eleito para o Congresso, Bruno Pereira reconhece não ter – “por agora” – planos para se candidatar a uma cargo mais local.