PORTUGUÊS DE 42 ANOS É O NOVO CHEFE DE POLÍCIA DE MUNICÍPIO DO ESTADO NORTE-AMERICANO DE NEW JERSEY

Por HENRIQUE MANO | Roselle, NJ

No dia 24 de Julho, quarta-feira, o luso-americano Hélder Freire, de 42 anos, foi promovido a chefe da Polícia de Roselle, no condado de Union – estado de New Jersey. A cerimónia de promoção decorreu no edifício da câmara municipal, com a presença da esposa e dos dois filhos menores de Freire. O luso-descendente, que nasceu em Livingston, NJ, torna-se assim no primeiro português a assumir aquele cargo neste município.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O novo chefe de Polícia de Roselle, NJ, Hélder Freire

“Chegar a chefe desta Polícia é uma grande honra para mim”, reconhece Hélder Freire, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Ter crescido neste município, onde vivo desde os 5 anos de idade, vindo de Newark, faz-me perceber a grande diversidade da comunidade de Roselle e ajudou-me a concluir que queria mesmo uma carreira dedicada ao serviço público”.

O novo líder policial diz trabalhar “com um grupo de profissionais incrível e poder estar à frente dessa equipa, é algo que me enche de orgulho”.

O luso-descendente foi empossado pelo ‘mayor’ de Roselle, Donald Shaw, durante uma reunião do Conselho Municipal – de que faz parte a também portuguesa Isabel Sousa, vereadora há sete meses. “Tenho muito orgulho em ver um dos nossos chegar a este ponto”, nota Sousa. “Somos sempre um povo dedicado, um povo que luta por sucessos para ajudar o público. Nós temos orgulho em ajudar os portugueses, claro, mas temos orgulho perante os outros de demonstrar aquilo de que somos capazes”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A cerimónia de tomada de posse na Câmara Municipal, perante o ‘mayor’ Donald Shaw (esq.), a esposa e os filhos

Acrescenta a vereadora: “O Hélder é uma pessoa fantástica e, até aqui, tem demonstrado ter as capacidades para ocupar este cargo de muita responsabilidade. Está sempre disponível. Espero que estes nossos exemplos abram portas a outros luso-descendentes – se nós conseguimos, também eles podem sonhar com um futuro profissional ao serviço do público”.

Os pais do chefe Hélder Freire emigraram de Sousa e Parada de Cima, no distrito de Aveiro, para o estado de Nova Iorque; depois de terem vivido em Bronx algum tempo, os Freire mudaram-se para Newark e, mais tarde, para Roselle, onde Hélder cresceu e fez o liceu, no Abraham Clark High School.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Familiares e amigos presentes à cerimónia

Aos 23 anos, e depois de ter recebido treino na Academia de Polícia do Condado de Union, torna-se agente em Roselle, a fazer patrulha pelas ruas do município. Era o início de uma carreira onde iria depressa subir, passando a sargento em 2015, a tenente três anos depois e a capitão em 2021 – uma proeza notável aos 39 anos.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Com a vereadora Isabel Sousa, a primeira portuguesa eleita para o Conselho Municipal de Roselle, NJ

Como chefe, está agora a cargo de todas as operações da Polícia de Roselle, que conta com 60 agentes nas suas fileiras.